DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3555
Title: O programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID e as contribuições para a formação docente em Parintins - AM
Other Titles: The institutional program of teaching initiation grants - PIBID and contributions to teacher training in Parintins - AM
Authors: Sanches, Mara Núbia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Jacaúna, Carmen Lourdes F. dos Santos
Keywords: PIBID;Formação de Professor;Ensino de Geografia
Issue Date: 28-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho relata as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. As experiências relatadas são de bolsistas e não bolsistas do programa pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP. O objetivo geral da pesquisa se propôs a avaliar a importância do PIBID para o processo de formação de professores na Licenciatura em Geografia do CESP/UEA. Como objetivos específicos definimos: caracterizar o desenvolvimento do subprojeto de Geografia nas escolas públicas a nível de Ensino fundamental II em Parintins; identificar quais metodologias o programa PIBID utiliza para o processo de ensino-aprendizado; e, enumerar as principais contribuições proporcionados aos acadêmicos que participaram do PIBID nas escolas em Parintins, no período de 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo que teve como sujeitos investigados 10 (dez) acadêmicos do Curso de Geografia, dentre os quais, 5 (cinco) participaram das ações do PIBID e 5 (cinco) acadêmicos que não participaram. A pesquisa em uma abordagem hermenêutica dialética foi favorável para a realização do levantamento e análise de dos dados coletados. Como técnica de pesquisa realizamos roda de conversa sobre o tema e posteriormente a aplicação de questionários. Os resultados apontaram contribuições positivas para a formação profissional dos acadêmicos bolsistas, e uma lacuna no processo formativo dos acadêmicos que não participaram do programa, principalmente quando estes foram realizar o Estágio Supervisionado.
Abstract: This paper reports the contributions of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching-PIBID, which aims to promote the initiation to teaching, contributing to the improvement of teacher training and to improving the quality of public basic education in Brazil. The experiences reported are of scholarship holders and non-scholarship holders of the pedagogical program of the Licentiate Degree in Geography at the State University of Amazonas-UEA, Center for Superior Studies of Parintins - CESP. The general objective of the research was to assess the importance of PIBID for the process of training teachers in the Degree in Geography at CESP/UEA. As specific objectives we defined: to characterize the development of the Geography subproject in public schools at the level of Elementary Education II in Parintins; identify which methodologies the PIBID program uses for the teaching-learning process; and list the main contributions provided to academics who participated in the PIBID in schools in Parintins, in the period from 2013 to 2017. This is a qualitative descriptive research whose investigated subjects were 10 (ten) academics from the Geography Course, among which, 5 (five) participated in the actions of PIBID and 5 (five) academics who did not participate. The research in a dialectical hermeneutic approach was favorable for carrying out the survey and analysis of the collected data. As a research technique, we carried out a round of conversation about the topic and later the application of questionnaires. The results pointed to positive contributions to the professional training of scholarship holders, and a gap in the training process of academics who did not participate in the program, especially when they went to do the Supervised Internship.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3555
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.