DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSanches, Mara Núbia da Silva-
dc.date.available2021-11-23-
dc.date.available2021-12-01T20:26:22Z-
dc.date.issued2018-12-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3555-
dc.description.abstractThis paper reports the contributions of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching-PIBID, which aims to promote the initiation to teaching, contributing to the improvement of teacher training and to improving the quality of public basic education in Brazil. The experiences reported are of scholarship holders and non-scholarship holders of the pedagogical program of the Licentiate Degree in Geography at the State University of Amazonas-UEA, Center for Superior Studies of Parintins - CESP. The general objective of the research was to assess the importance of PIBID for the process of training teachers in the Degree in Geography at CESP/UEA. As specific objectives we defined: to characterize the development of the Geography subproject in public schools at the level of Elementary Education II in Parintins; identify which methodologies the PIBID program uses for the teaching-learning process; and list the main contributions provided to academics who participated in the PIBID in schools in Parintins, in the period from 2013 to 2017. This is a qualitative descriptive research whose investigated subjects were 10 (ten) academics from the Geography Course, among which, 5 (five) participated in the actions of PIBID and 5 (five) academics who did not participate. The research in a dialectical hermeneutic approach was favorable for carrying out the survey and analysis of the collected data. As a research technique, we carried out a round of conversation about the topic and later the application of questionnaires. The results pointed to positive contributions to the professional training of scholarship holders, and a gap in the training process of academics who did not participate in the program, especially when they went to do the Supervised Internship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleO programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID e as contribuições para a formação docente em Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeThe institutional program of teaching initiation grants - PIBID and contributions to teacher training in Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T20:26:22Z-
dc.creator.ID016043492-04pt_BR
dc.contributor.advisor1Jacaúna, Carmen Lourdes F. dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875284521398275pt_BR
dc.contributor.referee1Jacaúna, Carmen Lourdes F. dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875284521398275pt_BR
dc.contributor.referee2Brasil, João Bosco dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577433432714554pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. As experiências relatadas são de bolsistas e não bolsistas do programa pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP. O objetivo geral da pesquisa se propôs a avaliar a importância do PIBID para o processo de formação de professores na Licenciatura em Geografia do CESP/UEA. Como objetivos específicos definimos: caracterizar o desenvolvimento do subprojeto de Geografia nas escolas públicas a nível de Ensino fundamental II em Parintins; identificar quais metodologias o programa PIBID utiliza para o processo de ensino-aprendizado; e, enumerar as principais contribuições proporcionados aos acadêmicos que participaram do PIBID nas escolas em Parintins, no período de 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo que teve como sujeitos investigados 10 (dez) acadêmicos do Curso de Geografia, dentre os quais, 5 (cinco) participaram das ações do PIBID e 5 (cinco) acadêmicos que não participaram. A pesquisa em uma abordagem hermenêutica dialética foi favorável para a realização do levantamento e análise de dos dados coletados. Como técnica de pesquisa realizamos roda de conversa sobre o tema e posteriormente a aplicação de questionários. Os resultados apontaram contribuições positivas para a formação profissional dos acadêmicos bolsistas, e uma lacuna no processo formativo dos acadêmicos que não participaram do programa, principalmente quando estes foram realizar o Estágio Supervisionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.