DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3496
Title: A minha relação de apoio pedagógico com as famílias no contexto da pandemia da COVID-19
Other Titles: My pedagogical support relationship with families in the context of the COVID-19 pandemic
Authors: Libório, Helen Cristina Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Mônica de Oliveira
Keywords: Apoio Pedagógico;Pedagogical Support;Famílias;Families;Cuidado de si;Self-care
Issue Date: 27-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: LIBÓRIO, Helen Cristina Moraes. A minha relação de apoio pedagógico com as famílias no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema: A Minha Relação de Apoio Pedagógico com as Famílias no Contexto da Pandemia da Covid 19. A pesquisa teve como objetivo geral problematizar a minha existência como apoio pedagógico em relação com as famílias no contexto da pandemia e, como objetivos específicos: Narrar a minha vivência no processo de ensino em uma escola pública diante da pandemia da covid 19; Apontar os desdobramentos do sistema de aulas remotas para a participação das famílias na escola; Compreender minha existência como apoio pedagógico a partir do cuidado de si frente à relação com as famílias no contexto da pandemia da Covid 19. O interesse pela pesquisa se deu a partir das minhas vivências como apoio pedagógico, especialmente no período da pandemia, devido minha atuação em todo processo de planejamento e desenvolvimento das atividades da escola no ensino remoto. A pesquisa está baseada no aporte teórico-metodológico de Michel Foucault, especialmente o cuidado de si. A empiria é constituída por episódios da minha constituição enquanto apoio pedagógico e da relação com as famílias. Apresento como resultados as mobilizações que o ocupar-se de si possibilitaram a mim e aqueles que fazem parte do meu apoiar pedagógico, configurando um modo mais humano e vivo para aquilo que chamamos de cargos técnicos exercidos pelos licenciados em Pedagogia.
Abstract: The theme of this research is: My Pedagogical Support Relationship with Families in the Context of the Covid Pandemic 19. The research aimed to problematize my existence as a pedagogical support in relation to families in the context of the pandemic and as specific objectives : To narrate my experience in the teaching process in a public school in view of the covid 19 pandemic; Point out the consequences of the remote classes system for the participation of families in the school; Understanding my existence as a pedagogical support based on self-care in relation to the relationship with families in the context of the Covid 19 pandemic. The interest in research came from my experiences as pedagogical support, especially during the pandemic period, due to my role in the entire process of planning and developing the school's activities in remote education. The research is based on Michel Foucault's theoretical-methodological contribution, especially self-care. The empiric is constituted by episodes of my constitution as pedagogical support and the relationship with the families. I present as a result the mobilizations that taking care of oneself enabled me and those who are part of my pedagogical support, configuring a more human and living way for what we call technical positions exercised by graduates in Pedagogy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3496
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.