DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3493
Title: Os impactos da violência doméstica na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19
Other Titles: The impacts of domestic violence on the learning of children in the early years of elementary school in the context of the COVID-19 pandemic
Authors: Vasconcelos, Patrícia Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Raimundo Sidnei dos Santos
Keywords: Violência Doméstica;Domestic Violence;Criança;Kid;Ensino Aprendizagem;Teaching Learning;COVID-19
Issue Date: 29-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: VASCONCELOS, Patrícia Andrade. Os impactos da violência doméstica na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A infância é considerada uma etapa da vida significativa no processo de desenvolvimento do ser humano. Assim, nesse processo, a família, tem um forte poder de influenciar os indivíduos. Não só confere normas, padrões, como também interfere significativamente na construção do caráter infantil. A violência doméstica rompe com isso, trazendo assim várias consequências graves no que se refere ao desenvolvimento da criança. Percebe-se então que a família não pode ser unicamente considerada o centro e o núcleo de proteção de crianças e adolescentes, podendo ser a origem de diversas formas de agressões. Assim, este estudo teve por objetivo compreender como a violência doméstica interfere na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19. A metodologia aplicada é de caráter bibliográfico, utilizando como fontes de pesquisa artigos publicados na íntegra a partir dos anos 2000, que contivessem as palavras-chave pertinentes ao tema proposto: violência, violência infantil, familiar ou doméstica, abuso, negligência, maus-tratos, criança e/ou aprendizagem infantil, pandemia e COVID-19. Os resultados obtidos diante desta pesquisa mostram que historicamente a violência contra crianças não é recente e se perpetua até na atualidade, ela manifesta-se através de diversos tipos de agressões de acordo com os contextos vividos e chamam a atenção ao papel da escola e dos professores na constatação e encaminhamentos do problema, considerando as inúmeras consequências às vítimas deixando profundas marcas e interferências na aprendizagem escolar, especificamente nestes tempos de pandemia da COVID-19.
Abstract: Childhood is considered a significant stage of life in the process of human development. Thus, in this process, the family has a strong power to influence individuals. It not only provides norms, standards, but also significantly interferes in the construction of children's character. Domestic violence breaks with this, thus bringing several serious consequences with regard to the child's developmentalism. It can be seen then that the family cannot be solely considered, it is the center and nucleus of protection for children and adolescents, and can be the origin of various forms of aggression. Thus, this study aimed to understand how domestic violence interferes with the learning of children in the early years of elementary school in the context of the COVID-19 pandemic. The methodology applied is bibliographical in nature, using as research sources articles published in full from the 2000s onwards, containing the keywords relevant to the proposed theme: violence, child, family or domestic violence, abuse, negligence, maltreatment, child and/or child learning, pandemic and COVID-19. The results obtained from this research show that historically violence against children is not recent and is perpetuated until today, it manifests itself through different types of aggression according to the lived contexts and draws attention to the role of the school and teachers in the observation and referrals of the problem, considering the countless consequences for the victims, leaving deep marks and interference in school learning, specifically in these times of the COVID-19 pandemic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3493
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.