DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Patrícia Andrade-
dc.date.available2021-10-26T18:35:57Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Patrícia Andrade. Os impactos da violência doméstica na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3493-
dc.description.abstractChildhood is considered a significant stage of life in the process of human development. Thus, in this process, the family has a strong power to influence individuals. It not only provides norms, standards, but also significantly interferes in the construction of children's character. Domestic violence breaks with this, thus bringing several serious consequences with regard to the child's developmentalism. It can be seen then that the family cannot be solely considered, it is the center and nucleus of protection for children and adolescents, and can be the origin of various forms of aggression. Thus, this study aimed to understand how domestic violence interferes with the learning of children in the early years of elementary school in the context of the COVID-19 pandemic. The methodology applied is bibliographical in nature, using as research sources articles published in full from the 2000s onwards, containing the keywords relevant to the proposed theme: violence, child, family or domestic violence, abuse, negligence, maltreatment, child and/or child learning, pandemic and COVID-19. The results obtained from this research show that historically violence against children is not recent and is perpetuated until today, it manifests itself through different types of aggression according to the lived contexts and draws attention to the role of the school and teachers in the observation and referrals of the problem, considering the countless consequences for the victims, leaving deep marks and interference in school learning, specifically in these times of the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência Domésticapt_BR
dc.subjectDomestic Violencept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching Learningpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleOs impactos da violência doméstica na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeThe impacts of domestic violence on the learning of children in the early years of elementary school in the context of the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:35:57Z-
dc.contributor.advisor1Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.contributor.referee2Botelho, Cristiane das Chagas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329995653239053pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9997799682596887pt_BR
dc.description.resumoA infância é considerada uma etapa da vida significativa no processo de desenvolvimento do ser humano. Assim, nesse processo, a família, tem um forte poder de influenciar os indivíduos. Não só confere normas, padrões, como também interfere significativamente na construção do caráter infantil. A violência doméstica rompe com isso, trazendo assim várias consequências graves no que se refere ao desenvolvimento da criança. Percebe-se então que a família não pode ser unicamente considerada o centro e o núcleo de proteção de crianças e adolescentes, podendo ser a origem de diversas formas de agressões. Assim, este estudo teve por objetivo compreender como a violência doméstica interfere na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19. A metodologia aplicada é de caráter bibliográfico, utilizando como fontes de pesquisa artigos publicados na íntegra a partir dos anos 2000, que contivessem as palavras-chave pertinentes ao tema proposto: violência, violência infantil, familiar ou doméstica, abuso, negligência, maus-tratos, criança e/ou aprendizagem infantil, pandemia e COVID-19. Os resultados obtidos diante desta pesquisa mostram que historicamente a violência contra crianças não é recente e se perpetua até na atualidade, ela manifesta-se através de diversos tipos de agressões de acordo com os contextos vividos e chamam a atenção ao papel da escola e dos professores na constatação e encaminhamentos do problema, considerando as inúmeras consequências às vítimas deixando profundas marcas e interferências na aprendizagem escolar, especificamente nestes tempos de pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBERTON, Mariza Silveira. Violação da infância crimes abomináveis humilham, machucam, torturam e matam! Porto Alegre (RS): AG, 2005. ALVES, Pedro Henrique Melo et al. Principais fatores associados à Covid-19 que impactam na saúde e educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 32815-32826, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27379/21676. Acessado em: 13 de julho de 2021. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010. ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório do especialista independente para o Estudo das Nações Unidas sobre a Violência Contra Crianças. 2006. AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acessado em: 14 de julho de 2021. AZEVEDO, Maria Amélia et all. Organização da Infância e Violência Doméstica: fronteiras do conhecimento. São Paulo, Cortez, 1997. AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Infância e Violência Doméstica: Fronteiras do Conhecimento. 6º São Paulo: Cortez Editora, 2013. CHAUÍ, M. Participando do debate sobre mulher e violência. In: Perspectivas antropológicas da mulher. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. p. 25-62. FELIPE, Sônia. Violência, agressão e força. In: Felipe, Sônia & Philipi, Jeanine Nicolazi. O corpo violentado: estupro e atentado violento ao pudor. Florianópolis (SC): UFSC, 1996. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes Necessários à prática educativa/ Paulo Freire: Paz e Terra,1996 GARBIN, Cléa Adas Saliba et al. Formação e atitude dos professores de educação infantil sobre violência familiar contra criança. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 207-216, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dvNt3S7Z7XFXVf9nHNtpgww/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 14 de julho de 2021. 46 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOKHALE, S.D. A Família Desaparecerá? In: Revista Debates Sociais, Rio de Janeiro, CBSSIS, n. 30, ano XVI, 1980. GUERRA, Viviane N. A. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 4ª Ed São Paulo: Cortez, 2001. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21181_10690.pdf https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11696628/artigo-4-da-lei-n-9394-de-20-de-deze mbro-de-1996. LEVANDOWSKI, Mateus Luz et al. Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/w9xDc35gk53mDz9MrX4nFfr/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 15 de julho de 2021. LIMA, Bruna; CARDIM, Maria Eduarda. Perigo em casa: sem escola, crianças ficam mais reféns da violência. Correio Braziliense. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/04/4918902-perigo-em-casa-sem-e scola-criancas-ficam-mais-refens-da-violencia.html. Acessado em: 20 de julho de 2021. LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/CrYD84R5ywKWBqwbRzLzd8C/?format=pdf&lang=pt . Acessado em: 15 de julho de 2021. LOPES, Kátia de Conto. TORMAN, Ronalisa. O abuso sexual e a inclusão momentânea: as consequências no processo de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, 2008; 25(77): 132-138. MIRANDA, Dediane Alves Silva; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. A relação entre professor e alunos vítimas de abuso: a inserção no contexto escolar. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 185-206, out./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7867/5417. Acessado em: 13 de julho de 2021. PIMENTA, Dulcymar de Mello Gonçalves. Os reflexos da violência doméstica no desempenho escolar da criança e do adolescente. MG, 2011. Disponível em: Acesso em: 25 de outubro de 2020. PLATT, Vanessa Borges; GUEDERT, Jucélia Maria; COELHO, Elza Berger Salema. Violência contra crianças e adolescentes: notificações e alerta em tempos de pandemia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2020. Disponível em: 47 https://www.scielo.br/j/rpp/a/Ghh9Sq55dJsrg6tsJsHCfTG/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 16 de julho de 2021. ACRÍTICA.COM. No AM, chamadas por violência contra crianças e adolescentes aumentam 77,7%. 2021. Disponível em: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/no-am-chamadas-por-violencia-cont ra-criancas-e-adolescentes-aumentam-77-7. Acessado em: 22 de julho de 2021. ROQUE, Eliana M. sw S.T; FERRIANI, Maria das G. C. Desvendando a Violência Domestica Contra Crianças e Adolescentes SOB A Ótica dos Operadores do Direito na Comarca de Jardinópolis – SP. Revista Latino- America de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 10, n 3, 2002. (pp. 334-344). SAFFIOTI, Heleieth I. B. A síndrome do pequeno poder. In: AZEVEDO, Maria Amélia Guerra; AZEVEDO, Viviane Nogueira (orgs). Crianças Vitimizadas: a síndrome do pequeno poder: 2. Ed. São Paulo: Iglu, 2007. SALLA, Fernanda. Toda a atenção para a neurociência. Revista Nova Escola, SP: Abril, a. 27, n° 253, p.48-55, 2012. SANTA RITA, Ana Carolina Mathias et al. Violência infanto-juvenil intrafamiliar e doméstica: o impacto do distanciamento social e a importância da conscientização em meio à pandemia de COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4689. Acessado em: 14 de julho de 2021. SANTOS, Rosangela Araújo dos; SCHMIDT, Cristina; CUNHA, Maíra Darido da. O papel do professor no acolhimento escolar em casos de violência doméstica com os alunos. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 142-157, jan./jun., 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13858/9312. Acessado em: 13 de julho de 2021. SILVA, Luciane Lemos da; COELHO, Elza Berger Salema; CAPONI, Sandra Noemi Cucurullo de. Violência silenciosa: violência psicológica como condição da violência física doméstica. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.11, n.21, p.93-103, jan/abr 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9SG5zGMVt4VFDZtzbX97MkP/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 14 de julho de 2021. SILVA, Simone Martins da; ROSA, Adriane Ribeiro. O impacto da COVID-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, 2, 189–206, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446. Acessado em: 14 de julho de 2021. SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2: A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31 – 42. 48 VILLAS BOAS, Ana Carolina Villares Barral. Violência física contra a criança: fatores de risco e proteção e padrões de interação na família. 2013. 214 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013. VILELA, Pedro Rafael. Violência contra crianças pode crescer 32% durante pandemia. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-05/violencia-contra-cr iancas-pode-crescer-32-durante-pandemia. Acessado em: 20 de julho de 2021. WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj et al. O uso de palmadas e surras como prática educativa. Estudos de Psicologia, Paraná, p. (227-237), 2004. Disponível em: file:///C:/Users/paaan/Downloads/download.pdf. Acesso em: 23 de julho de 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.