DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3486
Title: O Livro didático de artes: uma análise de métodos e conteúdos voltados para o 2º ano do ensino fundamental I
Other Titles: The Arts Textbook: an analysis of methods and contents for the 2nd year of elementary school
Authors: Carvalho, Ana Valeria Mourão de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Evany do
Keywords: Livro didático;Textbook;Disciplina de Arte;Art discipline;Professor;Teacher;Ensino Fundamental I;Elementary School I
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: CARVALHO, Ana Valeria Mourão de. O Livro didático de artes: uma análise de métodos e conteúdos voltados para o 2º ano do ensino fundamental I. 2021. 54 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o livro didático voltado para a disciplina de Arte no Ensino Fundamental I e suas contribuições para a educação apoiado nos documentos norteadores que regem esta disciplina. Para isso vamos trazer o contexto histórico do livro didático (FREITAG; MOTA; COSTA, 1987) e da criança e seu desenvolvimento nessa fase de ensino (VIGOTSKY, 2002). A análise será realizada tomando como objeto o livro de Arte da Coleção Formando Cidadão, do 2º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa, bibliográfica e pesquisa-ação, uma vez que está fundamentada nas práticas realizadas em sala de aula com o referido livro e registrada em Diário de Campo. Nos resultados apontamos como o livro está organizado e seus respectivos conteúdos e sua relevância para a educação das crianças
Abstract: This present work aims to discuss the textbook aimed at the Art discipline in Elementary School I and its contributions to education supported by the guiding documents that govern this discipline. For this we will bring the historical context of the textbook (FREITAG; MOTA; COSTA, 1987) and the child and its development in this teaching phase (VIGOTSKY, 2002). The analysis will be carried out taking as object the Art book of the Formando Cidadão Collection, of the 2nd Year of Elementary School. The research has a qualitative approach, bibliographic and action research, since it is based on practices held in the classroom with the aforementioned book and recorded in the Field Diary. US results show how the book is organized and its contents and its relevance to children's education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3486
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.