DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3475
Title: A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais
Other Titles: The teaching constitution facing self-care: the fabrication of teaching in religious education in the early years
Authors: Ferreira, Julie Kaila de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Mônica de Oliveira
Keywords: Ensino Religioso;Religious education;Cuidado de si;Take care of yourself;Experiências;Experience
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: FERREIRA, Julie Kaila de Oliveira. A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se apresenta como uma caminhada em busca de compreender a minha constituição como docente para atuar na disciplina de Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Narro minhas experiências com a disciplina em estágios à luz da ferramenta cuidado de si de Michel Foucault. A temática surge a partir de inquietações e questionamentos acerca da organização das práticas na disciplina de Ensino Religioso na escola pública. Para tanto, o objetivo geral que orienta esta pesquisa é compreender como se constitui a docência em Ensino Religioso nos anos iniciais frente ao cuidado de si. Os objetivos específicos são: Estudar o cuidado de si e sua relação com docência, no primeiro capítulo. Narrar acontecimentos da vida que evidenciam a relação com o Ensino Religioso, no capítulo seguinte; e Delinear uma docência em Ensino Religioso pautado no cuidado de si. Encontro nesta ferramenta a possibilidade de (re)visitar minhas memórias a fim de compreender as forças que atravessam minhas concepções e de que maneira posso (re)significá-las enquanto futura docente a partir dessas reflexões. Como base teórico metodológica utilizo Michel Foucault e a linha das pesquisas pós-críticas em educação, na qual a empiria é constituída por episódios vividos entre os estágios na universidade.
Abstract: This research is presented as a journey in search of understanding my constitution as a teacher to work in the subject of Religious Education in the early years of elementary school. I narrate my experiences with the subject in internships in the light of Michel Foucault's care of the self-tool. The theme arises from concerns and questions about the organization of practices in the discipline of Religious Education in public schools. To this end, the general objective that guides this research is to understand how the teaching of Religious Education in the early years is constituted in the face of the care of the self. The specific objectives are to study the care of self and its relation to teaching, in the first chapter. To narrate life events that show the relationship with Religious Education, in the next chapter; and to outline a teaching in Religious Education based on the care of the self. I find in this tool the possibility of (re)visiting my memories in order to understand the forces that cross my conceptions and how I can (re)mean them as a future teacher based on these reflections. As a theoretical and methodological basis, I use Michel Foucault and the line of post-critical research in education, in which the empirical is constituted by episodes lived between internships at the university.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3475
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.