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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Julie Kaila de Oliveira-
dc.date.available2021-10-26T17:32:24Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Julie Kaila de Oliveira. A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3475-
dc.description.abstractThis research is presented as a journey in search of understanding my constitution as a teacher to work in the subject of Religious Education in the early years of elementary school. I narrate my experiences with the subject in internships in the light of Michel Foucault's care of the self-tool. The theme arises from concerns and questions about the organization of practices in the discipline of Religious Education in public schools. To this end, the general objective that guides this research is to understand how the teaching of Religious Education in the early years is constituted in the face of the care of the self. The specific objectives are to study the care of self and its relation to teaching, in the first chapter. To narrate life events that show the relationship with Religious Education, in the next chapter; and to outline a teaching in Religious Education based on the care of the self. I find in this tool the possibility of (re)visiting my memories in order to understand the forces that cross my conceptions and how I can (re)mean them as a future teacher based on these reflections. As a theoretical and methodological basis, I use Michel Foucault and the line of post-critical research in education, in which the empirical is constituted by episodes lived between internships at the university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectTake care of yourselfpt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleA constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeThe teaching constitution facing self-care: the fabrication of teaching in religious education in the early yearspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:32:24Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Gessiana Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1782535250369699pt_BR
dc.contributor.referee2Aikawa, Monica Silva Aikawa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0419085873582772pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se apresenta como uma caminhada em busca de compreender a minha constituição como docente para atuar na disciplina de Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Narro minhas experiências com a disciplina em estágios à luz da ferramenta cuidado de si de Michel Foucault. A temática surge a partir de inquietações e questionamentos acerca da organização das práticas na disciplina de Ensino Religioso na escola pública. Para tanto, o objetivo geral que orienta esta pesquisa é compreender como se constitui a docência em Ensino Religioso nos anos iniciais frente ao cuidado de si. Os objetivos específicos são: Estudar o cuidado de si e sua relação com docência, no primeiro capítulo. Narrar acontecimentos da vida que evidenciam a relação com o Ensino Religioso, no capítulo seguinte; e Delinear uma docência em Ensino Religioso pautado no cuidado de si. Encontro nesta ferramenta a possibilidade de (re)visitar minhas memórias a fim de compreender as forças que atravessam minhas concepções e de que maneira posso (re)significá-las enquanto futura docente a partir dessas reflexões. Como base teórico metodológica utilizo Michel Foucault e a linha das pesquisas pós-críticas em educação, na qual a empiria é constituída por episódios vividos entre os estágios na universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Marise Bassa. A viagem e escrita na construção da paisagem. In: GUIMARÃES, Leandro Belinaso. et al. (Orgs.). Ecologias inventivas: Experiências das/nas paisagens. Editora CRV. 2015. Cap. 19. p. 207-215. BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1988; BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Brasília. MEC, 1996; BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 10 de dezembro de 2020; BRASIL, Alexandre, ADAD, Clara Jane C. (Org.) Relatório sobre intolerância e violência religiosa no Brasil - RIVIR (2011-2015): Resultados preliminares. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. Secretaria Especial de Direitos Humanos, Brasília, 2016. CUNHA, Luiz Antônio. O Sistema Nacional de Educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade, vol. 34. Campinas, 2013. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Minas Gerais: revista brasileira da educação, 2004. CHAVES, Sílvia Nogueira. Da tomada de consciência à invenção de si: uma trajetória na pesquisa narrativa e autobiográfica. In.: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Solonildo Almeida da (Orgs.) Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências [recurso eletrônico] / Raphael Alves Feitosa; Solonildo Almeida da Silva (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. FILHO, Lourival José Martins. Cursos de Pedagogia e o Ensino Religioso: um debate necessário. Revi. Pitis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v.4, n2, p. 575-587, jul./dez.2012. FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução Salma Tannus Muchail e Márcio Alves da Fonseca. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 ______. Ética, Política e Sexualidade: Ditos e escritos. Vol. V, 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. ___. História da Sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro, Graal, 1985. ___. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. GULART, Lucas Ibaldo. Ensino Religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito. (Monografia em Ciências da Religião). Universidade Federal de Santa Maria. Quaraí, Rio Grande do Sul, 2020. Leis Estaduais. Decreto Nº 42.087, de março de 2020. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/am/decreto-n-42087-2020-amazonas-dispoe-sobre a-suspensao-dasaulas-da-rede-publica-estadual-de-ensino-em-todos-os municipios-do-estado-do-amazonas. Acesso em 06 de maio de 2021. LOBATO, Monteiro. Memórias de Emília. São Paulo: Brasiliense, 1950. 120p. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em Educação no Brasil: esboço de um mapa. Cad. Pesqui. 34 (122). Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/JrF5H8r96wRTvTDLSzhYpcM/?format=html&lang=p t#. Acesso em: 2 de jul. de 2021. REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais/Judith Revel; tradução Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. – São Carlos: Claraluz, 2005; ROPELATO, Carla Clauber da Silva; SOUZA, Roselete Fagundes Aviz de. Escrita de si: um ponto na linha do avesso. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas - SP: Editora Alínea, 2007. p. 83-92. SANTOS, Sandro Prado; RODRIGUES, Fernanda Fernandes. Formações identitárias e saberes docentes: Alguns apontamentos para pensar a formação docente do Ensino superior. Cadernos da FUCAMP, v.10, n.12, p. 18-26/2010. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/140/124 #:~:text=A%20identidade%20profissional%20constr%C3%B3i%2Dse,anseios% 2C%20no%20sentido%20que%20tem. Acesso em: 1 de jul de 2021. SILVA, J. C. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, mai./ago. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v20i44.4441. Acesso em: 26 de jun de 2021. SILVEIRA, Valeska Freman. Entre a teoria e a prática: Limites da aplicação da Ciencia da Religião na produção dos livros didáticos de Ensino Religioso no Fundamental I. (Dissertação em Ciencia da Religião), PUC-SP, São Paulo, 2016. Territorialidades: imaginário, Cultura e invenção de si/ Organizado por Cleuza Maria Sobral Dias; Lucia Maria Vaz Peres. – Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN; Salvador: EDUNEB, 2012. UNESCO. Declaração de princípios sobre a Tolerância. Paris. 1996. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/paz/dec95.html. Acesso em 27 de jun de 2021pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino religiosopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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