DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3475
Título: A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): The teaching constitution facing self-care: the fabrication of teaching in religious education in the early years
Autor(es): Ferreira, Julie Kaila de Oliveira
Orientador(es): Costa, Mônica de Oliveira
Palavras-chave: Ensino Religioso;Religious education;Cuidado de si;Take care of yourself;Experiências;Experience
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FERREIRA, Julie Kaila de Oliveira. A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa se apresenta como uma caminhada em busca de compreender a minha constituição como docente para atuar na disciplina de Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Narro minhas experiências com a disciplina em estágios à luz da ferramenta cuidado de si de Michel Foucault. A temática surge a partir de inquietações e questionamentos acerca da organização das práticas na disciplina de Ensino Religioso na escola pública. Para tanto, o objetivo geral que orienta esta pesquisa é compreender como se constitui a docência em Ensino Religioso nos anos iniciais frente ao cuidado de si. Os objetivos específicos são: Estudar o cuidado de si e sua relação com docência, no primeiro capítulo. Narrar acontecimentos da vida que evidenciam a relação com o Ensino Religioso, no capítulo seguinte; e Delinear uma docência em Ensino Religioso pautado no cuidado de si. Encontro nesta ferramenta a possibilidade de (re)visitar minhas memórias a fim de compreender as forças que atravessam minhas concepções e de que maneira posso (re)significá-las enquanto futura docente a partir dessas reflexões. Como base teórico metodológica utilizo Michel Foucault e a linha das pesquisas pós-críticas em educação, na qual a empiria é constituída por episódios vividos entre os estágios na universidade.
Abstract: This research is presented as a journey in search of understanding my constitution as a teacher to work in the subject of Religious Education in the early years of elementary school. I narrate my experiences with the subject in internships in the light of Michel Foucault's care of the self-tool. The theme arises from concerns and questions about the organization of practices in the discipline of Religious Education in public schools. To this end, the general objective that guides this research is to understand how the teaching of Religious Education in the early years is constituted in the face of the care of the self. The specific objectives are to study the care of self and its relation to teaching, in the first chapter. To narrate life events that show the relationship with Religious Education, in the next chapter; and to outline a teaching in Religious Education based on the care of the self. I find in this tool the possibility of (re)visiting my memories in order to understand the forces that cross my conceptions and how I can (re)mean them as a future teacher based on these reflections. As a theoretical and methodological basis, I use Michel Foucault and the line of post-critical research in education, in which the empirical is constituted by episodes lived between internships at the university.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3475
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.