DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3457
Title: A docência nos anos iniciais frente a pandemia do COVID - 19
Other Titles: Teaching in the early years facing the COVID pandemic - 19
Authors: Abensur, Elcyane Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Mônica de Oliveira
Keywords: Docente;Teaching;Cuidado de si;Self-care;Pandemia;Pandemic
Issue Date: 24-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ABENSUR, Elcyane Nascimento. A Docência nos anos iniciais frente a pandemia do COVID - 19. 2021. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse trabalho é narrar como se constituiu a minha docência nos anos iniciais frente a pandemia do Covid-19. Com reflexões sobre o impacto da pandemia na docência, e o conceito de cuidado de si em Foucault. Trago narrativas sobre a continuidade das aulas durante a pandemia e como desenvolvi meu professorar numa escola da rede privada de ensino que precisou se reinventar para atravessar o ensino remoto emergencial. Trata-se de uma pesquisa pós-crítica, na qual a empiria é constituída por episódios importantes nessa jornada, que por ser multifacetada, escolho olhar para o planejamento (onde discorro acerca de como fluiu a nossa organização no ensino remoto e as exigências diante do cenário imposto pela pandemia); recursos tecnológicos (no qual narro a experiência com as plataformas digitais e de que maneira as aulas aconteceram em frente a telas de notebooks e smartphones); engajamento e aprendizagem dos alunos nas atividades remotas (quando traço considerações sobre a participação – ou não – dos alunos). Elaborada a partir das minhas vivências e experiências como auxiliar de professora de uma rede privada de ensino.
Abstract: The aim of this work is to narrate how my teaching has been constituted in the early years of the Covid-19’s pandemic, through reflections about the impact of the pandemic on the teaching and the concept of self-care of Foucault. I’ve brought tales of class’s attendance during the pandemic and how I’ve developed my teaching in a private school which needed to reinvent itself to get through the remote emergency teaching. It’s a post-criticism’s research, in which the empirical is developed through important episodes of the journey, that can be multifaceted. I choose to survey the planning (in which I discourse about how the organization of the remote teaching was done and the requirements in face of the scenery made by the pandemic); technologic resources (in which I tell the experience with the digital platforms and how the classes were conducted through notebook’s screens and smartphones); engagement and apprenticeship of the students in remote activities (in which I give consideration about the participation of them). Draw by my experiences as assistant teacher of a private school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3457
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Docência nos anos iniciais frente a pandemia do COVID - 19.pdf484,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.