DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbensur, Elcyane Nascimento-
dc.date.available2021-10-07T15:59:24Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationABENSUR, Elcyane Nascimento. A Docência nos anos iniciais frente a pandemia do COVID - 19. 2021. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3457-
dc.description.abstractThe aim of this work is to narrate how my teaching has been constituted in the early years of the Covid-19’s pandemic, through reflections about the impact of the pandemic on the teaching and the concept of self-care of Foucault. I’ve brought tales of class’s attendance during the pandemic and how I’ve developed my teaching in a private school which needed to reinvent itself to get through the remote emergency teaching. It’s a post-criticism’s research, in which the empirical is developed through important episodes of the journey, that can be multifaceted. I choose to survey the planning (in which I discourse about how the organization of the remote teaching was done and the requirements in face of the scenery made by the pandemic); technologic resources (in which I tell the experience with the digital platforms and how the classes were conducted through notebook’s screens and smartphones); engagement and apprenticeship of the students in remote activities (in which I give consideration about the participation of them). Draw by my experiences as assistant teacher of a private school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectSelf-carept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleA docência nos anos iniciais frente a pandemia do COVID - 19pt_BR
dc.title.alternativeTeaching in the early years facing the COVID pandemic - 19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T15:59:24Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Keven Sobreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0664002665898192pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0666800800790572pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é narrar como se constituiu a minha docência nos anos iniciais frente a pandemia do Covid-19. Com reflexões sobre o impacto da pandemia na docência, e o conceito de cuidado de si em Foucault. Trago narrativas sobre a continuidade das aulas durante a pandemia e como desenvolvi meu professorar numa escola da rede privada de ensino que precisou se reinventar para atravessar o ensino remoto emergencial. Trata-se de uma pesquisa pós-crítica, na qual a empiria é constituída por episódios importantes nessa jornada, que por ser multifacetada, escolho olhar para o planejamento (onde discorro acerca de como fluiu a nossa organização no ensino remoto e as exigências diante do cenário imposto pela pandemia); recursos tecnológicos (no qual narro a experiência com as plataformas digitais e de que maneira as aulas aconteceram em frente a telas de notebooks e smartphones); engajamento e aprendizagem dos alunos nas atividades remotas (quando traço considerações sobre a participação – ou não – dos alunos). Elaborada a partir das minhas vivências e experiências como auxiliar de professora de uma rede privada de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMAZONAS. Decreto nº 42.061 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas em razão da disseminação da nova corona vírus (2019-nCov). Diário Oficial [do Estado do Amazonas], Manaus, AM, p.1. março, 2020; Brasil (2020¹). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://abre.ai/bgvB. Acesso em: 02 julho. 2021. Brasil (2020²). Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://cutt.ly/9inmB8v. Acesso em 02 julho. 2021. CALDEIRA, Ana Maria Salgueiro. A história de vida como instrumento para compreensão do processo de construção da identidade docente. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 10, Anais... [cd-rom], Rio de Janeiro, 2000. CHAVES, S. N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências: tensões entre o pensar e o agir. Campinas: FE/UNICAMP, 2000. (Tese de Doutorado). CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Fundação Lemann e Instituto Península (Trad.). Christensen Institute: 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/ . Acesso em: 10 julho. 2021. COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Charles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 1989. FOUCAULT, Michel. "A ética do cuidado de si como prática da liberdade". In: Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. 10 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2009. v. 3. 39 FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. MORAN, J.M. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilia, et.al. Organizadores. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre. Penso, 2015. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. MOSQUERA, J. J. M.; STOÄUS, C. D.; TIMM, E. Z. O professor e o cuidado de si: perspectivando a própria vida como uma obra de arte. Por que não? Ciência em Movimento, ano XI, n. 22, p. 47-532009/2. 2009. PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas Pós-críticas em educação no Brasil: esboços de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004. TOLEDO, B. de S. O uso de softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação do ensino médio/técnico no Instituto Federal de Minas Gerais. Universidade FUMEC. Belo Horizonte, 2015. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 2000. VASCONCELLOS, Celso dos S. Sobre o Planejamento Escolar: Momentos Iniciais, Projeto de Ensino- Aprendizagem e Trabalho por Projetos. In: Gestão da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2019 (no prelo).pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqDocênciapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino fundamentalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Docência nos anos iniciais frente a pandemia do COVID - 19.pdf484,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.