DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3424
Title: Matemática e libras: vivências, necessidades e contribuição de um futuro professor surdo
Other Titles: Mathematics and pounds: experiences, needs and contribution of a future deaf teacher
Authors: Souza, Salomão Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Ensino de Matemática;Surdez;Formação de Professor
Issue Date: 26-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa autobiográfica desenvolvida no âmbito de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por um estudante surdo da Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), com o objetivo geral analisar as necessidades que se apresentam na relação entre a matemática e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a formação de um professor surdo. A metodologia utilizada é qualitativa e para a construção dos dados pautou-se nas narrativas do pesquisador sobre os desafios enfrentados ao longo de seu processo de escolarização, em especial sobre o ensino de matemática que vivenciou. Os resultados indicam que ainda há muito a ser feito para que a educação inclusiva realmente aconteça e que é necessário que a comunidade educativa promova o conhecimento e a integração entre os pares surdos, professores e intérprete.
Abstract: In this article, we present the results of an autobiographical research developed in the scope of the Course Conclusion Work (TCC), by a deaf student of the Mathematics Degree at the Center for Superior Studies of Parintins (CESP), with the general objective of analyzing the needs that arise. on the relationship between mathematics and Brazilian Sign Language (Libras) during the education of a deaf teacher. The methodology used is qualitative and for the construction of the data was based on the researcher's narratives about the challenges faced throughout his schooling process, especially about the mathematics teaching he experienced. The results indicate that there is still a lot to be done for inclusive education to really happen and that it is necessary for the educational community to promote knowledge and integration among deaf peers, teachers and interpreters.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3424
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.