DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Salomão Rocha de-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2021-09-24T14:51:51Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3424-
dc.description.abstractIn this article, we present the results of an autobiographical research developed in the scope of the Course Conclusion Work (TCC), by a deaf student of the Mathematics Degree at the Center for Superior Studies of Parintins (CESP), with the general objective of analyzing the needs that arise. on the relationship between mathematics and Brazilian Sign Language (Libras) during the education of a deaf teacher. The methodology used is qualitative and for the construction of the data was based on the researcher's narratives about the challenges faced throughout his schooling process, especially about the mathematics teaching he experienced. The results indicate that there is still a lot to be done for inclusive education to really happen and that it is necessary for the educational community to promote knowledge and integration among deaf peers, teachers and interpreters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.titleMatemática e libras: vivências, necessidades e contribuição de um futuro professor surdopt_BR
dc.title.alternativeMathematics and pounds: experiences, needs and contribution of a future deaf teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T14:51:51Z-
dc.creator.ID978178482-20pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Maildson Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408202171363945pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rosana Valéria Farias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3548661233117970pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa autobiográfica desenvolvida no âmbito de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por um estudante surdo da Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), com o objetivo geral analisar as necessidades que se apresentam na relação entre a matemática e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a formação de um professor surdo. A metodologia utilizada é qualitativa e para a construção dos dados pautou-se nas narrativas do pesquisador sobre os desafios enfrentados ao longo de seu processo de escolarização, em especial sobre o ensino de matemática que vivenciou. Os resultados indicam que ainda há muito a ser feito para que a educação inclusiva realmente aconteça e que é necessário que a comunidade educativa promova o conhecimento e a integração entre os pares surdos, professores e intérprete.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemática e libras - vivências, necessidades e contribuição de um futuro professor surdo.pdf745,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.