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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3423
Title: Pensamento algébrico: um estudo sobre seu desenvolvimento no 7º ano do ensino fundamental
Other Titles: Algebraic thinking: a study on its development in the 7th year of elementary school
Authors: Fernandes, Ana Caroline Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Pensamento Algébrico;Práticas Educativas;Livro Didático
Issue Date: 26-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Com o objetivo de investigar como o pensamento algébrico pode ser desenvolvido no 7º ano do Ensino Fundamental realizamos uma entrevista qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados utilizamos a entrevista estruturada, análise documental e levantamento bibliográfico. Os sujeitos da pesquisa foram 3 professores do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir dos dados, verificamos um descompasso entre as indicações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância que os conhecimentos em álgebra exercem na vida do indivíduo e a insuficiência do processo de ensino deste conteúdo, a partir das falas dos professores. Dos 2 livros analisados, 1 aborda a álgebra de acordo com as indicações da BNCC, enquanto o outro desvia-se das mesmas. De modo que, torna-se necessário refletir este ensino e buscar abordagens para que a introdução aos fundamentos algébricos possa desenvolver nos alunos um pensamento algébrico verdadeiramente.
Abstract: In order to investigate how algebraic thinking can be developed in the 7th year of elementary school, we carried out a qualitative interview. As methodological procedures for data collection we used the structured interview, document analysis and bibliographic survey. The research subjects were 3 teachers from the 7th year of Elementary School. From the data, we verified a mismatch between the indications in the Common National Curriculum Base (BNCC), the importance that knowledge in algebra exerts in the individual's life and the insufficiency of the teaching process for this content, based on the teachers' speeches. Of the 2 books analyzed, 1 approaches algebra according to the BNCC indications, while the other deviates from them. So, it is necessary to reflect on this teaching and seek approaches so that the introduction to algebraic fundamentals can develop in students a truly algebraic thought.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3423
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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