DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3412
Title: Linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem: um estudo na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Authors: Farias, Ronaldo Diones Ruiz
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Linguagem Matemática;Ensino-aprendizagem;Teoria dos campos conceituais
Issue Date: 26-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou entender, na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, quais as implicações da linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem no 1º ano do Ensino Médio. É uma pesquisa do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Na análise dos dados utilizamos o método da Análise de Conteúdo para obter os resultados da pesquisa, onde pudemos observar durante nossas leituras que o ensino de matemática nas escolas, na maioria das vezes, acontece de forma tradicional, em um processo repetitivo e exaustivo, de exposição de conteúdo e resolução de exercícios. Porém, segundo a teoria de Gérard Vergnaud, os alunos não deviam apenas focar-se no processo mecânico da matemática, mas sim no campo conceitual ao qual cada conteúdo está relacionado.
Abstract: This research sought to understand, from the perspective of the Theory of Conceptual Fields, which the implications of mathematical language in the teaching-learning process in the 1st year of high school. It is a bibliographic research with a qualitative approach. In the data analysis we used the Content Analysis method to obtain the research results, where we could observe during our readings that the teaching of mathematics in schools, most of the time, happens in a traditional way, in a repetitive and exhaustive process, of content exposure and exercise resolution. However, according to Gérard Vergnaud's theory, students should not only focus on the mechanical process of mathematics, but on the conceptual field to which each content is related.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3412
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.