Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Ronaldo Diones Ruiz | - |
dc.date.available | 2021-09-01 | - |
dc.date.available | 2021-09-08T15:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3412 | - |
dc.description.abstract | This research sought to understand, from the perspective of the Theory of Conceptual Fields, which the implications of mathematical language in the teaching-learning process in the 1st year of high school. It is a bibliographic research with a qualitative approach. In the data analysis we used the Content Analysis method to obtain the research results, where we could observe during our readings that the teaching of mathematics in schools, most of the time, happens in a traditional way, in a repetitive and exhaustive process, of content exposure and exercise resolution. However, according to Gérard Vergnaud's theory, students should not only focus on the mechanical process of mathematics, but on the conceptual field to which each content is related. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.title | Linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem: um estudo na perspectiva da teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-08T15:50:46Z | - |
dc.creator.ID | 88759903287 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Lucélida de Fátima Maia da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333907767115958 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Maildson Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1408202171363945 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, Gideão Teixeira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7602564798319405 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou entender, na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, quais as implicações da linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem no 1º ano do Ensino Médio. É uma pesquisa do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Na análise dos dados utilizamos o método da Análise de Conteúdo para obter os resultados da pesquisa, onde pudemos observar durante nossas leituras que o ensino de matemática nas escolas, na maioria das vezes, acontece de forma tradicional, em um processo repetitivo e exaustivo, de exposição de conteúdo e resolução de exercícios. Porém, segundo a teoria de Gérard Vergnaud, os alunos não deviam apenas focar-se no processo mecânico da matemática, mas sim no campo conceitual ao qual cada conteúdo está relacionado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem - um estudo na perspectiva da teoria dos campos conceituais.pdf | 368,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.