DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3297
Titel: Avaliação da aprendizagem em uma prova interdisciplinar sobre física térmica
Autor(en): Silva, Jonas Cegelka da
Stichwörter: Aprendizagem significativa;Calor;Capacidade térmica
Erscheinungsdatum: 30-Jul-2020
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi estruturado a partir de uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de física e conforto das edificações do segundo ano do curso técnico em edificações integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa. Assumindo um fazer interdisciplinar no desenvolvimento das aulas, que tiveram como eixo estruturador a construção e o estudo de um forno solar, elaboramos, aplicamos e corrigimos uma prova de maneira conjunta pelos professores. Com isso, buscamos responder a seguinte questão: de que forma os alunos relacionam os conceitos da física térmica e das propriedades térmicas dos materiais em uma prova interdisciplinar? Esta avaliação permitiu identificar evidências de aprendizagem significativa de conceitos como calor, capacidade térmica e condutividade térmica à luz da teoria ausubeliana.
Zusammenfassung: This work was structured from an interdisciplinary approach between the disciplines of physics and comfort of the buildings of the second year of the technical course in buildings integrated to the high school of the Farroupilha Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Santa Rosa. Assuming an interdisciplinary approach in the development of the classes, which had the structuring axis of the construction and study of a solar oven, we elaborated, applied and corrected a test jointly by the teachers. Thereby, we seek to answer the following question: how students relate the concepts of thermal physics and the thermal properties of materials in an interdisciplinary evaluation? This evaluation allowed us to identify evidence of meaningful learning of concepts such as heat, thermal capacity and thermal conductivity, in an ausubelian perspective.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3297
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Avaliação da aprendizagem em uma prova interdisciplinar sobre física térmica.pdf649,1 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons