DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jonas Cegelka da-
dc.date.available2021-04-13-
dc.date.available2021-04-16T14:17:02Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3297-
dc.description.abstractThis work was structured from an interdisciplinary approach between the disciplines of physics and comfort of the buildings of the second year of the technical course in buildings integrated to the high school of the Farroupilha Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Santa Rosa. Assuming an interdisciplinary approach in the development of the classes, which had the structuring axis of the construction and study of a solar oven, we elaborated, applied and corrected a test jointly by the teachers. Thereby, we seek to answer the following question: how students relate the concepts of thermal physics and the thermal properties of materials in an interdisciplinary evaluation? This evaluation allowed us to identify evidence of meaningful learning of concepts such as heat, thermal capacity and thermal conductivity, in an ausubelian perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectCapacidade térmicapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em uma prova interdisciplinar sobre física térmicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T14:17:02Z-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi estruturado a partir de uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de física e conforto das edificações do segundo ano do curso técnico em edificações integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa. Assumindo um fazer interdisciplinar no desenvolvimento das aulas, que tiveram como eixo estruturador a construção e o estudo de um forno solar, elaboramos, aplicamos e corrigimos uma prova de maneira conjunta pelos professores. Com isso, buscamos responder a seguinte questão: de que forma os alunos relacionam os conceitos da física térmica e das propriedades térmicas dos materiais em uma prova interdisciplinar? Esta avaliação permitiu identificar evidências de aprendizagem significativa de conceitos como calor, capacidade térmica e condutividade térmica à luz da teoria ausubeliana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem em uma prova interdisciplinar sobre física térmica.pdf649,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons