DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3279
Title: Laboratório de química: ambiente investigativo em uma atividade de modelagem matemática
Other Titles: Chemistry laboratory: investigative environment in a mathematical modeling activity
Authors: Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Silva, Jaqueline Munise Guimarães da
Keywords: Educação Matemática;Modelagem Matemática;Laboratório de Química
Issue Date: 1-Aug-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo investigamos que recursos o laboratório de Química oferece ao desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da modelagem como alternativa pedagógica e no entendimento de que o laboratório consiste em um ambiente investigativo em que atividades experimentais podem ser desenvolvidas. Os dados que subsidiaram nossas argumentações foram relatórios, gravações em áudio e vídeo de um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do Paraná no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. A análise predominantemente qualitativa indicou que o laboratório possibilitou coleta de dados empíricos que auxiliaram a desenvolver uma interpretação matemática para o fenômeno investigado, bem como a mobilização de conhecimentos químicos, matemáticos e laboratoriais.
Abstract: In this paper we investigate what resources that the Chemistry Laboratory offers for the development of mathematical modeling activities. For this, we base ourselves on the theoretical assumptions of modeling as a pedagogical alternative and on the understanding that the laboratory consists of an investigative environment in which experimental activities can be developed. The data that support our arguments are inscriptions, audio and video recordings of a group of students of a Chemistry teacher training course of a federal university of Paraná in the development of mathematical modeling activities for the discipline of Integral and Differential Calculus 1. The predominantly qualitative analysis indicates that the laboratory allows the collection of empirical data that helped to develop a mathematical interpretation for the phenomenon investigated, as well as the mobilization of chemical, mathematical and laboratory knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3279
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laboratório de química ambiente investigativo em uma atividade de modelagem matemática.pdf798,93 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons