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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Munise Guimarães da-
dc.date.available2021-03-06-
dc.date.available2021-03-05T14:55:27Z-
dc.date.issued2020-08-01-
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3279-
dc.description.abstractIn this paper we investigate what resources that the Chemistry Laboratory offers for the development of mathematical modeling activities. For this, we base ourselves on the theoretical assumptions of modeling as a pedagogical alternative and on the understanding that the laboratory consists of an investigative environment in which experimental activities can be developed. The data that support our arguments are inscriptions, audio and video recordings of a group of students of a Chemistry teacher training course of a federal university of Paraná in the development of mathematical modeling activities for the discipline of Integral and Differential Calculus 1. The predominantly qualitative analysis indicates that the laboratory allows the collection of empirical data that helped to develop a mathematical interpretation for the phenomenon investigated, as well as the mobilization of chemical, mathematical and laboratory knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino e Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectLaboratório de Químicapt_BR
dc.titleLaboratório de química: ambiente investigativo em uma atividade de modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeChemistry laboratory: investigative environment in a mathematical modeling activitypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T14:55:27Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage124pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo investigamos que recursos o laboratório de Química oferece ao desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da modelagem como alternativa pedagógica e no entendimento de que o laboratório consiste em um ambiente investigativo em que atividades experimentais podem ser desenvolvidas. Os dados que subsidiaram nossas argumentações foram relatórios, gravações em áudio e vídeo de um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do Paraná no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. A análise predominantemente qualitativa indicou que o laboratório possibilitou coleta de dados empíricos que auxiliaram a desenvolver uma interpretação matemática para o fenômeno investigado, bem como a mobilização de conhecimentos químicos, matemáticos e laboratoriais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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