DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3250
Título: Construindo o triângulo de Sierpinski e a curva de Koch no Geogebra: possibilidade de inserção da Geometria Fractal no 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Douglas Cabral da
Orientador(es): Rodrigues, Sabrina de Souza
Palavras-chave: Geometria Fractal, Geogebra, Triângulo de Sierpinski, Curva de Koch;Fractal Geometry, Geogebra, Sierpinski Triangle, Koch Curve
Data do documento: 5-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Verificar quais as contribuições que a construção do triângulo de Sierpinski e da curva de Koch no Geogebra podem trazer para uma aprendizagem de conceitos iniciais da Geometria Fractal.Investigar quais conhecimentos os discentes têm sobre a Geometria Fractal;  Introduzir conceitos de autossimilaridade e complexidade infinita;  Construir o triângulo de Sierpinski e a curva de Koch através do software Geogebra;  Explorar as interrelações existentes entre a geometria Euclidiana e a Geometria Fractal nas construções das figuras;  Fazer com que os alunos trabalhem de forma colaborativa e interativa nos processos de construção das figuras geométricas e ao longo de todas as atividades propostas;  Verificar as opiniões dos discentes se gostaram ou não do ensino da Geometria Fractal através de tecnologias digitais.
Abstract: Check what contributions the construction of the Sierpinski triangle and the curve of Koch in Geogebra can bring to a learning of initial concepts of Fractal Geometry. Investigate what knowledge students have about Fractal Geometry;  Introduce concepts of self-similarity and infinite complexity;  Build the Sierpinski triangle and the Koch curve using the Geogebra software;  Explore the interrelationships between Euclidean geometry and Fractal Geometry in figure constructions;  Make students work collaboratively and interactively in the processes of construction of geometric figures and throughout all the proposed activities;  Check the opinions of students whether they liked the teaching of Fractal Geometry or not through digital technologies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3250
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons