DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3248
Título: Aprendizagem de porcentagem utilizando resolução de problemas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Antônio Cardoso da
Orientador(es): Soares, Carlos José Ferreira
Palavras-chave: Aprendizagem, Porcentagem, Resolução, Problemas;Learning, Percentage, Resolution, Problems
Data do documento: 5-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Desde 1980 os educadores matemáticos têm estudado a formulação e a resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Quando se trata do ensino fundamental, alguns especialistas chegam a considerar a formulação e a resolução de problemas como a principal razão de se aprender e ensinar matemática, visto que ela é o ponto de partido para estimular o pensar matemático (DANTE, 2010, p.9). No que se refere ao ensino da matemática, as mudanças ocorridas na sociedade estimularam a criação e resolução de problemas no âmbito escolar, viabilizando o desenvolvimento de conhecimentos prévios dos educandos. Assim, um dos desafios da matemática é trabalhar a resolução de problemas, onde o discente possa levantar contradições, fazer questionamentos, resgatar a autoestima e autoconfiança, vinculando conteúdos estudados a realidade. Porém, a resolução de problemas é uma estratégia/desafio para os alunos, que estimula a leitura e a interpretação por meio das resoluções. Dessa forma, esta pesquisa pretende investigar quais as contribuições da utilização da resolução de problemas na aprendizagem de porcentagem em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamenta
Abstract: Since 1980, mathematical educators have studied the formulation and resolution of problems in the teaching and learning process of mathematics. When it comes to teaching fundamental, some experts even consider the formulation and resolution of problems as the main reason for learning and teaching mathematics, since it is the point party to stimulate mathematical thinking (DANTE, 2010, p.9). With regard to the teaching of mathematics, the changes that occurred in society stimulated the creation and resolution of problems in the school environment, enabling the development of students' prior knowledge. Thus, one of the challenges of mathematics is working on problem solving, where the student can raise contradictions, ask questions, rescue self-esteem and self-confidence, linking content studied reality. However, problem solving is a strategy / challenge for students, which stimulates reading and interpretation through resolutions. Thus, this research aims to investigate what the contributions of using problem solving in learning percentage in a class of the 7th year of Fundamental Education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3248
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem de porcentagem utilizando resolução de problemas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons