DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3248
Title: Aprendizagem de porcentagem utilizando resolução de problemas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental
Authors: Silva, Antônio Cardoso da
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Carlos José Ferreira
Keywords: Aprendizagem, Porcentagem, Resolução, Problemas;Learning, Percentage, Resolution, Problems
Issue Date: 5-Nov-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Desde 1980 os educadores matemáticos têm estudado a formulação e a resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Quando se trata do ensino fundamental, alguns especialistas chegam a considerar a formulação e a resolução de problemas como a principal razão de se aprender e ensinar matemática, visto que ela é o ponto de partido para estimular o pensar matemático (DANTE, 2010, p.9). No que se refere ao ensino da matemática, as mudanças ocorridas na sociedade estimularam a criação e resolução de problemas no âmbito escolar, viabilizando o desenvolvimento de conhecimentos prévios dos educandos. Assim, um dos desafios da matemática é trabalhar a resolução de problemas, onde o discente possa levantar contradições, fazer questionamentos, resgatar a autoestima e autoconfiança, vinculando conteúdos estudados a realidade. Porém, a resolução de problemas é uma estratégia/desafio para os alunos, que estimula a leitura e a interpretação por meio das resoluções. Dessa forma, esta pesquisa pretende investigar quais as contribuições da utilização da resolução de problemas na aprendizagem de porcentagem em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamenta
Abstract: Since 1980, mathematical educators have studied the formulation and resolution of problems in the teaching and learning process of mathematics. When it comes to teaching fundamental, some experts even consider the formulation and resolution of problems as the main reason for learning and teaching mathematics, since it is the point party to stimulate mathematical thinking (DANTE, 2010, p.9). With regard to the teaching of mathematics, the changes that occurred in society stimulated the creation and resolution of problems in the school environment, enabling the development of students' prior knowledge. Thus, one of the challenges of mathematics is working on problem solving, where the student can raise contradictions, ask questions, rescue self-esteem and self-confidence, linking content studied reality. However, problem solving is a strategy / challenge for students, which stimulates reading and interpretation through resolutions. Thus, this research aims to investigate what the contributions of using problem solving in learning percentage in a class of the 7th year of Fundamental Education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3248
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons