Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3132
Título: | Geometria fractal e possíveis situações didáticas para a formação do professor de matemática |
Título(s) alternativo(s): | Fractal geometry and possible didactic situations for the formation of the mathematics teacher |
Autor(es): | Nascimento, Raniery Costa do |
Orientador(es): | Costa, Lucélida de Fátima Maia da |
Palavras-chave: | Engenharia Didática;Geometria fractual;Formação de professores |
Data do documento: | 27-Nov-2019 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Resumo: | Diante das exigências atuais impostas para o ensino de matemática na Educação Básica, se torna necessário que os professores ainda na formação inicial sejam apresentados a ferramentas que os permitam realizar práticas contextualizadas e interdisciplinares. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza como metodologia a Engenharia Didática, e tem por objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática capaz de mobilizar conhecimentos matemáticos relacionados as noções da Geometria Fractal na perspectiva da Formação de professores de matemática. Os resultados encontrados, nos permitiram compreender as concepções dos sujeitos sobre a Geometria Fractal, contextualização no ensino de matemática e como se constitui uma engenharia didática e suas etapas. |
Abstract: | Given the current demands imposed on the teaching of basic mathematics, it is necessary that teachers still in initial education present tools that allow them to perform contextualized and interdisciplinary practices. In this sense, it presents the results of a qualitative research that uses as a didactic engineering methodology, and aims to develop a didactic sequence capable of mobilizing related mathematical knowledge as notions of Geometry Fractal in the perspective of mathematics teacher education. The results allow us to understand the conceptions of the subjects about the Fractal of Geometry, contextualization in mathematics teaching and how to identify a didactic engineering and its stages. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3132 |
Aparece nas coleções: | TMP-2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Geometria fractal e possíveis situações didáticas para a formação do professor de matemática.pdf | 867,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons