DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3132
Titel: Geometria fractal e possíveis situações didáticas para a formação do professor de matemática
Sonstige Titel: Fractal geometry and possible didactic situations for the formation of the mathematics teacher
Autor(en): Nascimento, Raniery Costa do
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Stichwörter: Engenharia Didática;Geometria fractual;Formação de professores
Erscheinungsdatum: 27-Nov-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Diante das exigências atuais impostas para o ensino de matemática na Educação Básica, se torna necessário que os professores ainda na formação inicial sejam apresentados a ferramentas que os permitam realizar práticas contextualizadas e interdisciplinares. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza como metodologia a Engenharia Didática, e tem por objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática capaz de mobilizar conhecimentos matemáticos relacionados as noções da Geometria Fractal na perspectiva da Formação de professores de matemática. Os resultados encontrados, nos permitiram compreender as concepções dos sujeitos sobre a Geometria Fractal, contextualização no ensino de matemática e como se constitui uma engenharia didática e suas etapas.
Zusammenfassung: Given the current demands imposed on the teaching of basic mathematics, it is necessary that teachers still in initial education present tools that allow them to perform contextualized and interdisciplinary practices. In this sense, it presents the results of a qualitative research that uses as a didactic engineering methodology, and aims to develop a didactic sequence capable of mobilizing related mathematical knowledge as notions of Geometry Fractal in the perspective of mathematics teacher education. The results allow us to understand the conceptions of the subjects about the Fractal of Geometry, contextualization in mathematics teaching and how to identify a didactic engineering and its stages.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3132
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Geometria fractal e possíveis situações didáticas para a formação do professor de matemática.pdf867,38 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons