DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3081
Titel: Ensino de geometria no 5º ano: a contextualização em foco
Sonstige Titel: Geometry teaching in the 5th year: the contextualization in focus
Autor(en): Pinto Junior, Pedro Xisto de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Stichwörter: Ensino de Geometria;Contextualização;Aprendizagem Significativa
Erscheinungsdatum: 27-Nov-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Há tempos o ensino de matemática é tema de discussões sobre suas dificuldades e resultados alcançados. Particularmente, há críticas sobre a forma como o ensino de geometria se desenvolve. Nesse contexto, esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, com o objetivo de compreender como a contextualização contribui para o processo de ensino e aprendizagem de geometria no 5º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de uma turma de Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Parintins e sua respectiva professora. Ao longo do trabalho se estabelece um diálogo com teóricos que discutem o ensino de geometria e a aprendizagem significativa como Nacarato e Passos (2003), Fonseca et al. (2009), Ausubel (2003), Moreira (2011). A referida pesquisa é de natureza qualitativa (MINAYO, 1994) e usa a observação sistemática e a observação participante, (MARCONI; LAKATOS, 2010) bem como a entrevista semiestruturada (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013) para a construção dos dados que são prioritariamente descritivos e analisados pelo método da triangulação (BORRALHO; FIALHO; CID, 2015). Os resultados obtidos indicam que a utilização de contextos conhecidos pelos alunos no processo pedagógico torna o ensino mais instigante e atrativo de modo que contribui para que ocorra a aprendizagem significativa dos conteúdos geométricos.
Zusammenfassung: A long time the math teaching is the reason for discussion about its achieved difficulties and results. Particularly, there are criticism about the way how the geometry teaching works. In this context which monograph gives results of a survey, made for TCC specially. In a goal to comprehend how that contextualiation helps in a teaching and learning process of geometry in the primary 5th grade .The characters of that survey were primary students of a municipal school from Parintins and its respective teacher. Through work it has been established a dialogue with theorists who debates the geometry teaching and a significant learning as Nacarato and Passos (2003) Fonseca et al. (2009), Ausubel (2003), Moreira (2011). The indicated survey is of qualitative origin (MINAYO, 1994) and it uses the systematic observation and the participative observation, (MARCONI; LAKATOS, 2010) such as semi-structered interview (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013) for creating the informations which are priorities descriptive and analyzed by triangulation method (BORRALHO; FIALHO; CID, 2015). The achieved results point that the using of known context by students in the pedagogical process makes the teaching much more instigating and attractive in way it helps to take place into a significant geometrical contents learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3081
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Ensino de geometria no 5º ano_ a contextualização em foco.pdf2,72 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons