DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto Junior, Pedro Xisto de Souza-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:04:36Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3081-
dc.description.abstractA long time the math teaching is the reason for discussion about its achieved difficulties and results. Particularly, there are criticism about the way how the geometry teaching works. In this context which monograph gives results of a survey, made for TCC specially. In a goal to comprehend how that contextualiation helps in a teaching and learning process of geometry in the primary 5th grade .The characters of that survey were primary students of a municipal school from Parintins and its respective teacher. Through work it has been established a dialogue with theorists who debates the geometry teaching and a significant learning as Nacarato and Passos (2003) Fonseca et al. (2009), Ausubel (2003), Moreira (2011). The indicated survey is of qualitative origin (MINAYO, 1994) and it uses the systematic observation and the participative observation, (MARCONI; LAKATOS, 2010) such as semi-structered interview (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013) for creating the informations which are priorities descriptive and analyzed by triangulation method (BORRALHO; FIALHO; CID, 2015). The achieved results point that the using of known context by students in the pedagogical process makes the teaching much more instigating and attractive in way it helps to take place into a significant geometrical contents learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleEnsino de geometria no 5º ano: a contextualização em focopt_BR
dc.title.alternativeGeometry teaching in the 5th year: the contextualization in focuspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:04:36Z-
dc.creator.ID02645230245pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Ângela Maria Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.description.resumoHá tempos o ensino de matemática é tema de discussões sobre suas dificuldades e resultados alcançados. Particularmente, há críticas sobre a forma como o ensino de geometria se desenvolve. Nesse contexto, esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, com o objetivo de compreender como a contextualização contribui para o processo de ensino e aprendizagem de geometria no 5º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de uma turma de Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Parintins e sua respectiva professora. Ao longo do trabalho se estabelece um diálogo com teóricos que discutem o ensino de geometria e a aprendizagem significativa como Nacarato e Passos (2003), Fonseca et al. (2009), Ausubel (2003), Moreira (2011). A referida pesquisa é de natureza qualitativa (MINAYO, 1994) e usa a observação sistemática e a observação participante, (MARCONI; LAKATOS, 2010) bem como a entrevista semiestruturada (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013) para a construção dos dados que são prioritariamente descritivos e analisados pelo método da triangulação (BORRALHO; FIALHO; CID, 2015). Os resultados obtidos indicam que a utilização de contextos conhecidos pelos alunos no processo pedagógico torna o ensino mais instigante e atrativo de modo que contribui para que ocorra a aprendizagem significativa dos conteúdos geométricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de geometria no 5º ano_ a contextualização em foco.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons