Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3077
Título: | Ensino de matemática para alunos surdo: um olhar para a formação do professor no CESP/UEA |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics teaching for deaf students: a look at teacher training at CESP / UEA |
Autor(es): | Lima, David Gama de |
Orientador(es): | Beltrão, Isabel do Socorro Lobato |
Palavras-chave: | Formação de Professor;Ensino de Matemática;Ensino para Aluno Surdo |
Data do documento: | 27-Nov-2019 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Resumo: | O texto apresenta resultados de um estudo com objetivo de analisar como está sendo a formação do futuro professor de matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), para trabalhar o ensino de matemática para o aluno surdo. Foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa através da qual se construiu dados através de entrevistas, observação, questionário e análise documental. Os participantes da pesquisa foram doze licenciandos finalistas e um professor formador do Curso de Licenciatura em Matemática do CESP/UEA. Os resultados indicam que a formação inclusiva dos professores de matemática no CESP/UEA, ainda ocorre de maneira superficial, devido os licenciandos não terem em seu curso uma disciplina em LIBRAS voltada para o ensino de matemática para aluno surdo. |
Abstract: | The text presents results of a study with the objective of analyze the formation of the future mathematics professor of the Center for Higher Studies of Parintins of the State University of Amazonas (CESP/UEA), to work mathematics teaching for deaf students. It was developed through a qualitative research through which data was built through interviews, observation, questionnaire and documentary analysis, Creswell (2016). The research participants were twelve finalists undergraduates and a teacher trainer of the Mathematics Degree Course at CESP/UEA. The results indicate that inclusive training of mathematics teachers in CESP/UEA still occurs superficially, because graduates do not have in their course a discipline in LIBRAS focused on teaching mathematics for deaf students. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3077 |
Aparece nas coleções: | TMP-2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de matemática para alunos surdo um olhar para a informação.pdf | 643,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons