DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3061
Title: Concepções de Ciência em narrativa de licenciados em Química no Amazonas
Authors: Nascimento, Gabriel Rodrigues do
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonzaga, Amarildo Menezes
Keywords: Concepções de ciência;Pesquisa narrativa;Formação inicial de professores
Issue Date: 31-Jul-2011
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa investiga as concepções de Ciência dos professores na formação inicial, especificamente no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem-se como objetivo geral demonstrar concepções de ciência em narrativas de estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Química do IFAM, durante as atividades oriundas da execução da disciplina Didática das Ciências. Os procedimentos metodológicos foram centrados na pesquisa participante, com seus conceitos básicos e seus princípios fundamentais, providos de teorias, de disciplinas e de diferentes experiências práticas, durante um semestre letivo. A sustentação da pesquisa participante deu-se a partir da pesquisa narrativa, que oportunizou a ênfase e valorização das vozes de pessoas envolvidas, tendo por contexto e referência as interações de ensino-aprendizagem, ocorridas durante as aulas. Nos relatos dos fatos vividos/experienciados pelos indivíduos, foi valorizado aquilo que ficou gravado em suas memórias, o que foi significativo e que, ao contarem, (re)construíram o que viveram.
Abstract: The research investigates the concepts of science teachers in training, specifically in the Bachelor's Degree in Chemistry from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Has as general objective to demonstrate scientific concepts in students' narratives of the fourth period of the course of the IFAM in Chemistry for the activities arising from the implementation of discipline Science Education. The methodological procedures have been focused on participatory research, with its basic concepts and fundamental principles, provided with theories of different disciplines and practical experiences during a semester. The support of the research participant was given from the narrative research, which offers the emphasis and value the voices of people involved, with reference to context and the teaching-learning interactions that occurred during class. In the reports of events lived / experienced by individuals was valued what was recorded in his memoirs, which was significant and that, by telling, (re) built what they lived.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3061
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concepções de ciência em narrativas de licenciandos em química no Amazonas.pdf708,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons