DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3046
Title: A educação científica na educação infantil
Other Titles: The science education in early childhood education
Authors: Ghedin, Leila Márcia
Marques, Fábio Francisco de Freitas
Terán, Augusto Fachín
Ghedin, Iliane Margarete
Keywords: Educação Científica;Formação Docente;Educação infantil
Issue Date: 11-Jan-2013
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: AZEVEDO, R.O.M. Educação em Ciência na Formação de Professores e o Ensino com Pesquisa. In: GONZAGA, A.M.; FACHÍN-TERÁN, A.; BARBOSA, I.S.; SEGURA, E. A. das C.; AZEVEDO, R.O.M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. CORRÊA, B. C. Considerações sobre qualidade na educação infantil. disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a05.pdf>. Acesso em: 8 nov.2012. DEMO, P. Educação em Científica. B. Téc. Senac: A R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/361/artigo2.pdf>. Acesso em: 27 set. 2011. FACHÍN-TERÁN, A. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M.; FACHIN-TERÁN, A.; BARBOSA, I. dos S.; SEGURA, E. A. das C.; AZEVEDO, R. O. M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. GALVÃO, I. Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 33-39. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/>. Acesso em: 15 set. 2011. GONZAGA, A.M.; FACHIN-TERÁN, A.; BARBOSA, I.S.; SEGURA, E.A.C.; AZEVEDO, R.O.M. Temas para o observatório da educação na Amazônia. Curitiba: CRV, 2011. KUHLMANN Jr. M. Histórias da educação infantil brasileira. Fundação Carlos Chagas, São Paulo Mai/Jun/Jul/Ago2000, n.14. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02.pdf>. Acesso em: 28 set. 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 52 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.42-52 | jan-jun | 2013 OLIVEIRA, C.P.O. O que é educação infantil? Publicado em 24/11/2009. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1948917-que-%C3%A9- educa%C3%A7%C3%A3o-infantil/#ixzz1ZH6ocPe3>. Acesso em: 28 set. 2011. ROCHA, S.C.B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA edições, 2010. SANTANA, A.C.D., SANTOS, D.P.N., ABÍLIO, F.J.P. O ensino de ciências na educação infantil e ensino fundamental: projeto de monitoria no curso de pedagogia da UFPB. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/4. EDUCACAO/4 CEDMEMT01.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2011. WALLON, H. Do Ato ao Pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petropolis-RJ: Vozes, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo trata da relação e importância da educação científica na educação infantil e sua presença no currículo da formação do professor que atua nesta fase. Neste trabalho de cunho bibliográfico, analisamos as possibilidades do desenvolvimento da educação científica na educação infantil. Para tal fim recorremos a autores como Corrêa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha e Fachín-Terán (2010), Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Terán (2011), Santana et al. (2011). A partir das ideias destes autores foi possível perceber caminhos para que este assunto, tão importante para a formação da criança, seja elucidado com mais veemência. No percurso do trabalho foi possível perceber que a educação infantil, a educação científica e a formação de professores estão inteiramente relacionadas. Assim, o desafio de aplicar a educação científica na educação infantil, começa por se pensar na formação do professor que atua nesta etapa, uma vez que este docente precisa estar embasado com novas metodologias que promova verdadeiramente esta relação da educação em ciência na educação infantil. Palavras-Chave: Educação científica. Formação docente. Educação infantil.
Abstract: This article addresses the relation and importance of scientific education in early childhood education and its place in the curricular plan of training course of teachers. This work has a bibliographic approach, analyzing the possibilities of development at scientific education in early childhood education. For this purpose, we resort authors like Corrêa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha & Fachín-Terán (2010), Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Terán (2011), Santana et al. (2011). Based on these authors we perceived paths to vehemently elucidate this relevant subject in childhood education. Throughout the activity, it was revealed that early childhood education, the scientific education and the teacher training are completely related. Thus, the difficulty to apply the scientific education in early childhood education begins at the teacher training, because they should be provided and based with new methodologies that truly promote this relationship of science education in early childhood education. Keywords: Scientific Education. Teacher Training. Early Childhood Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3046
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A educação científica na educação infantil.pdf106,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons