DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGhedin, Leila Márcia-
dc.contributor.authorMarques, Fábio Francisco de Freitas-
dc.contributor.authorTerán, Augusto Fachín-
dc.contributor.authorGhedin, Iliane Margarete-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-01T22:20:13Z-
dc.date.issued2013-01-11-
dc.identifier.citationAZEVEDO, R.O.M. Educação em Ciência na Formação de Professores e o Ensino com Pesquisa. In: GONZAGA, A.M.; FACHÍN-TERÁN, A.; BARBOSA, I.S.; SEGURA, E. A. das C.; AZEVEDO, R.O.M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. CORRÊA, B. C. Considerações sobre qualidade na educação infantil. disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a05.pdf>. Acesso em: 8 nov.2012. DEMO, P. Educação em Científica. B. Téc. Senac: A R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/361/artigo2.pdf>. Acesso em: 27 set. 2011. FACHÍN-TERÁN, A. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M.; FACHIN-TERÁN, A.; BARBOSA, I. dos S.; SEGURA, E. A. das C.; AZEVEDO, R. O. M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. GALVÃO, I. Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 33-39. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/>. Acesso em: 15 set. 2011. GONZAGA, A.M.; FACHIN-TERÁN, A.; BARBOSA, I.S.; SEGURA, E.A.C.; AZEVEDO, R.O.M. Temas para o observatório da educação na Amazônia. Curitiba: CRV, 2011. KUHLMANN Jr. M. Histórias da educação infantil brasileira. Fundação Carlos Chagas, São Paulo Mai/Jun/Jul/Ago2000, n.14. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02.pdf>. Acesso em: 28 set. 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 52 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.42-52 | jan-jun | 2013 OLIVEIRA, C.P.O. O que é educação infantil? Publicado em 24/11/2009. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1948917-que-%C3%A9- educa%C3%A7%C3%A3o-infantil/#ixzz1ZH6ocPe3>. Acesso em: 28 set. 2011. ROCHA, S.C.B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA edições, 2010. SANTANA, A.C.D., SANTOS, D.P.N., ABÍLIO, F.J.P. O ensino de ciências na educação infantil e ensino fundamental: projeto de monitoria no curso de pedagogia da UFPB. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/4. EDUCACAO/4 CEDMEMT01.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2011. WALLON, H. Do Ato ao Pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petropolis-RJ: Vozes, 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3046-
dc.description.abstractThis article addresses the relation and importance of scientific education in early childhood education and its place in the curricular plan of training course of teachers. This work has a bibliographic approach, analyzing the possibilities of development at scientific education in early childhood education. For this purpose, we resort authors like Corrêa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha & Fachín-Terán (2010), Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Terán (2011), Santana et al. (2011). Based on these authors we perceived paths to vehemently elucidate this relevant subject in childhood education. Throughout the activity, it was revealed that early childhood education, the scientific education and the teacher training are completely related. Thus, the difficulty to apply the scientific education in early childhood education begins at the teacher training, because they should be provided and based with new methodologies that truly promote this relationship of science education in early childhood education. Keywords: Scientific Education. Teacher Training. Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Científicapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA educação científica na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe science education in early childhood educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-01T22:20:13Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage52pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage42pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da relação e importância da educação científica na educação infantil e sua presença no currículo da formação do professor que atua nesta fase. Neste trabalho de cunho bibliográfico, analisamos as possibilidades do desenvolvimento da educação científica na educação infantil. Para tal fim recorremos a autores como Corrêa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha e Fachín-Terán (2010), Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Terán (2011), Santana et al. (2011). A partir das ideias destes autores foi possível perceber caminhos para que este assunto, tão importante para a formação da criança, seja elucidado com mais veemência. No percurso do trabalho foi possível perceber que a educação infantil, a educação científica e a formação de professores estão inteiramente relacionadas. Assim, o desafio de aplicar a educação científica na educação infantil, começa por se pensar na formação do professor que atua nesta etapa, uma vez que este docente precisa estar embasado com novas metodologias que promova verdadeiramente esta relação da educação em ciência na educação infantil. Palavras-Chave: Educação científica. Formação docente. Educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação científica na educação infantil.pdf106,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons