DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3043
Title: Reflexões sobre as concepções de Ciências e conhecimentos saberes tradicionais indígenas dos Omáguakambeba
Other Titles: Reflections about the science concepts and skills/ knowledge of indigenous traditional omágua/kambeba
Authors: Breves, Núbia do Socorro Pinto
Mota, Dalva Suely Moraes
Mubarac Sobrinho3, Roberto Sanches
Keywords: Conhecimentos;Saberes Tradicionais Indígenas;Ciências;Cientificismo
Issue Date: 13-Jul-2013
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BANDEIRA, F. S. F. Construindo uma epistemologia do conhecimento tradicional: problemas e perspectivas. In: ENCONTRO BAIANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 1., 2001, Feira de Santana. Anais: UEFS, 2001. p. 109-133. BONIN, I. T.; SILVA KAMBEBA, R. C. (Orgs.) Aua: Kambeba a palavra da aldeia Nossa Senhora da Saúde. Brasília: Cimi/Unicef,1999. CAMPOS, M. D’O. Etnociências ou etnografia de saberes, técnicas e práticas. AMOROSO, M. C. M.; MING, L. C.; SILVA, S. P. (Orgs.). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas. São Paulo: Unesp/ CNPQ, 2002. p. 46-92. CHASSOT, A. Alfabetização cientifica: questões e desafios para educação. 5. ed. rev. Ijui-RS: Ed. Unijui, 2010. COBERN, W. W. Constructivism and non-western science education research. International Journal of Science Education, Routledge, v. 4, n. 3, p. 287-302, 1996. COBERN, W. W.; LOVING, C. C. Defining science in a multicultural world: implications for science education. Science Education, New York, v. 85, n. 1, p. 50-67, 2001.
metadata.dc.description.resumo: Esse artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado, “Conhecimento Omágua/Kambeba e a Educação em Ciências: um estudo na Escola Municipal Três Unidos – Aua Kambeba no rio Cuieiras, Baixo Rio Negro”. Este recorte tem a finalidade de apresentar reflexões teóricas sobre as relações entre as concepções de ciências, conhecimento tradicional e as práticas pedagógicas próprias dos povos indígenas para repassar seus respectivos conhecimentos, nesse caso, os saberes do povo Omágua/Kambeba. Essa discussão inicia-se ao ser observado o processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências, considerando a visão de construção e complexidade do conhecimento e do espírito científico dentro do contexto étnico. A escolha dessa temática para pesquisa ocorreu a partir da ação educativa em escolas públicas, buscando destacar a diversidade étnica no contexto amazônico, aprofundando, assim, a construção de conhecimento sobre o universo indígena e seus respectivos processos próprios de aprendizagem. Essa experiência foi fortalecida teoricamente com os estudos no Programa de Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia - Universidade Estadual do Amazonas-UEA, pelos quais se percebeu a necessidade da articulação entre a discussão sobre as concepções de ciência, cientificismo, conhecimentos/saberes tradicionais indígenas. Palavras-Chave: Conhecimentos/saberes tradicionais indígenas, ciências, cientificismo.
Abstract: This article presents part of the research master's: “Knowledge Omágua/Kambeba and Science Education: a study case in the Três Unidos School - Aua Kambeba in the Cuieiras river/Lower Negro river. This cut is intended to present theoretical reflections on the relationship between the conceptions of science, traditional knowledge and pedagogical practices of indigenous peoples to pass on their knowledge, in this case, the knowledge of the people Omágua/Kambeba. This discussion starts during an observetion of the teaching and learning process in science education, considering the vision of construction and complexity of knowledge and the scientific spirit within the ethnic context. The choice of this theme was toresearch from educational action in public schools, seeking to highlight the ethnic diversity in the Amazon region, deepening thus the construction of indigenous knowledge about the universe and their own learning processes theoretically. This experience was strengthened with studies in the Master of Education program in Science Teaching in the Amazon - University of Amazonas, UEA, by which realized the need for coordination between the discussion on the concepts of science, scientism, knowledge/indigenous traditional knowledge. Keywords: Knowledge/indigenous traditional knowledge, science, scientism.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3043
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons