DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBreves, Núbia do Socorro Pinto-
dc.contributor.authorMota, Dalva Suely Moraes-
dc.contributor.authorMubarac Sobrinho3, Roberto Sanches-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-01T22:12:59Z-
dc.date.issued2013-07-13-
dc.identifier.citationBANDEIRA, F. S. F. Construindo uma epistemologia do conhecimento tradicional: problemas e perspectivas. In: ENCONTRO BAIANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 1., 2001, Feira de Santana. Anais: UEFS, 2001. p. 109-133. BONIN, I. T.; SILVA KAMBEBA, R. C. (Orgs.) Aua: Kambeba a palavra da aldeia Nossa Senhora da Saúde. Brasília: Cimi/Unicef,1999. CAMPOS, M. D’O. Etnociências ou etnografia de saberes, técnicas e práticas. AMOROSO, M. C. M.; MING, L. C.; SILVA, S. P. (Orgs.). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas. São Paulo: Unesp/ CNPQ, 2002. p. 46-92. CHASSOT, A. Alfabetização cientifica: questões e desafios para educação. 5. ed. rev. Ijui-RS: Ed. Unijui, 2010. COBERN, W. W. Constructivism and non-western science education research. International Journal of Science Education, Routledge, v. 4, n. 3, p. 287-302, 1996. COBERN, W. W.; LOVING, C. C. Defining science in a multicultural world: implications for science education. Science Education, New York, v. 85, n. 1, p. 50-67, 2001.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3043-
dc.description.abstractThis article presents part of the research master's: “Knowledge Omágua/Kambeba and Science Education: a study case in the Três Unidos School - Aua Kambeba in the Cuieiras river/Lower Negro river. This cut is intended to present theoretical reflections on the relationship between the conceptions of science, traditional knowledge and pedagogical practices of indigenous peoples to pass on their knowledge, in this case, the knowledge of the people Omágua/Kambeba. This discussion starts during an observetion of the teaching and learning process in science education, considering the vision of construction and complexity of knowledge and the scientific spirit within the ethnic context. The choice of this theme was toresearch from educational action in public schools, seeking to highlight the ethnic diversity in the Amazon region, deepening thus the construction of indigenous knowledge about the universe and their own learning processes theoretically. This experience was strengthened with studies in the Master of Education program in Science Teaching in the Amazon - University of Amazonas, UEA, by which realized the need for coordination between the discussion on the concepts of science, scientism, knowledge/indigenous traditional knowledge. Keywords: Knowledge/indigenous traditional knowledge, science, scientism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectSaberes Tradicionais Indígenaspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectCientificismopt_BR
dc.titleReflexões sobre as concepções de Ciências e conhecimentos saberes tradicionais indígenas dos Omáguakambebapt_BR
dc.title.alternativeReflections about the science concepts and skills/ knowledge of indigenous traditional omágua/kambebapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-01T22:12:59Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage123pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado, “Conhecimento Omágua/Kambeba e a Educação em Ciências: um estudo na Escola Municipal Três Unidos – Aua Kambeba no rio Cuieiras, Baixo Rio Negro”. Este recorte tem a finalidade de apresentar reflexões teóricas sobre as relações entre as concepções de ciências, conhecimento tradicional e as práticas pedagógicas próprias dos povos indígenas para repassar seus respectivos conhecimentos, nesse caso, os saberes do povo Omágua/Kambeba. Essa discussão inicia-se ao ser observado o processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências, considerando a visão de construção e complexidade do conhecimento e do espírito científico dentro do contexto étnico. A escolha dessa temática para pesquisa ocorreu a partir da ação educativa em escolas públicas, buscando destacar a diversidade étnica no contexto amazônico, aprofundando, assim, a construção de conhecimento sobre o universo indígena e seus respectivos processos próprios de aprendizagem. Essa experiência foi fortalecida teoricamente com os estudos no Programa de Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia - Universidade Estadual do Amazonas-UEA, pelos quais se percebeu a necessidade da articulação entre a discussão sobre as concepções de ciência, cientificismo, conhecimentos/saberes tradicionais indígenas. Palavras-Chave: Conhecimentos/saberes tradicionais indígenas, ciências, cientificismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre as concepções de ciências e conhecimentossaberes tradicionais indígenas dos omáguakambeba.pdf242,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons