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Título: Processos psicológicos na construção do conhecimento matemático
Título(s) alternativo(s): Physiological processes that intervene in the construction of mathematic knowledge
Autor(es): Kummer, Tarcísio
Moretti, Méricles Thadeu
Palavras-chave: Educação Matemática;Geometria;Processos Cognitivos
Data do documento: 19-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: O estudo objetiva analisar e caracterizar processos cognitivos que intervém na construção do conhecimento geométrico e gerar um modelo teórico e prático que ajude a interpretá-los. Centram-se nos processos de visualização, raciocínio e construção, em especial a visualização (apreensão perceptiva), a construção de imagens e sua representação. O estudo teórico/empírico que se propõe é resultado da análise das respostas produzidas por alunos do ensino fundamental, em relação aos problemas de geometria. Palavras-Chave: educação matemática. geometria. processos cognitivos.
Abstract: This study aims to analyze, and characterize the cognitive processes that intervene in the construction of geometric knowledge, and generate a theoretical and practical model that helps to understand them. With emphasis on the processes of visualization, reasoning, and construction, in particular the visualization (perceptual capturing), the image construction and its representation. The theoretical/empirical study that is proposed, is the result by analysis of the answers given by students of the elementary school, related to geometry problems. Keywords: Mathematics education. Geometry. Cognitive processes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2885
ISSN: 1984-7505
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