DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKummer, Tarcísio-
dc.contributor.authorMoretti, Méricles Thadeu-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-20T14:12:11Z-
dc.date.issued2016-04-19-
dc.identifier.citationAEBLI, H. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. São Paulo: Editora Nacional, 1973. AUSUBEL, D. P. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas, 1976. DUVAL, R. La Geometría desde un Punto de Vista Cognitivo. Tradución Víctor Hernández y Martha Villalba. PMME-UNISON. 2001. ______. Ver e ensinar matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 114 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.100-114 | jan-jul | 2016 ______. Semiósis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradución Myriam Vega Restrepo. Santiago de Cali: Universidad del Valle, 2004. DUVAL, R. Les conditions cognitives de l’aprentissage de la géométrie: développment de lavisualisation, defférenciatión des raisonnements et coordination de leurs fontionnements. Annales de Didactique et Sciences Cognitives, IREM de Strasbourg v. 10, p. 5-53, 2005. FAINGUELERNT, E. K. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. MORETTI, M. T. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem de geometria. Acta Scientiae, Porto Alegre, v.15, n.2, p. 289-303, 2013. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento a criança. Tradução Manuel Campos 4 ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1986. ______. Para compreende Piaget. Tradução Maria José J. G. de Almeida. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1974. ______. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ______. Pensamento e linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2885-
dc.description.abstractThis study aims to analyze, and characterize the cognitive processes that intervene in the construction of geometric knowledge, and generate a theoretical and practical model that helps to understand them. With emphasis on the processes of visualization, reasoning, and construction, in particular the visualization (perceptual capturing), the image construction and its representation. The theoretical/empirical study that is proposed, is the result by analysis of the answers given by students of the elementary school, related to geometry problems. Keywords: Mathematics education. Geometry. Cognitive processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectProcessos Cognitivospt_BR
dc.titleProcessos psicológicos na construção do conhecimento matemáticopt_BR
dc.title.alternativePhysiological processes that intervene in the construction of mathematic knowledgept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T14:12:11Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage114pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage100pt_BR
dc.description.resumoO estudo objetiva analisar e caracterizar processos cognitivos que intervém na construção do conhecimento geométrico e gerar um modelo teórico e prático que ajude a interpretá-los. Centram-se nos processos de visualização, raciocínio e construção, em especial a visualização (apreensão perceptiva), a construção de imagens e sua representação. O estudo teórico/empírico que se propõe é resultado da análise das respostas produzidas por alunos do ensino fundamental, em relação aos problemas de geometria. Palavras-Chave: educação matemática. geometria. processos cognitivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processos psicológicos na construção do conhecimento matemático.pdf474,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons