DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2786
Titel: Mapas conceituais como ferramenta didática na promoção da aprendizagem significativa de eletrostática
Sonstige Titel: Conceptual maps as a educational tool for promoting the meaningful learning of electrostatics
Autor(en): Darroz, Luiz Marcelo
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Stichwörter: Eletrostática;Ensino de Física;Mapas conceituais;Aprendizagem Significativa
Erscheinungsdatum: 5-Jan-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: AUSUBEL, D. P. Psicología educativa: um punto de vista cognoscitivo. Traducción al español de Roberto Helier D., de la primera edición de Educational psychology: a cognitive view. México: Editorial Trillas, 1976. ______.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980. CARVALHO, A. S.; BARONE, D. A. C.; ZARO, M. A. A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle de automação. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v.8, n.3, Pp. 223-258, 2010. FREIRE, J. C. A.; RICARDO, E. C. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.2, Pp. 321-358, 2007. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. GIL, J.; TOBAJA, L. M.; SOLANO, F. Aprendizaje colaborativo en el aula: utilización de la técnica jigsaw aplicada a la elaboración de mapas conceptuales en física. In: CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D.; VANHEAR, J. (orgs.). Conferencia em conceito de mapeamento, Concept Maps: Theory, Methodology, 20, 2006, Malta. Anais. Malta: Technology Proc. Valletta. 2006. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/cmc2012papers/cmc2012-p104.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2006. GONZALES, E. G. Aprendizagem Significativa e Mudança Conceitual: utilização de um ambiente virtual para o ensino de Circuitos Elétricos na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Disponível em: <http://www.ppec.ufms.br/Dissertacoes/Dissertacao_Elieverson_Guerchi_Gonzales.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016. MANUAL DO MUNDO. Telepatia do palito (experiência de eletrostática). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x6ddQDBrbV8>. Acesso em: 26 set. 2016. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. ______. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 98 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.84-98 | jan-jun | 2017 PRATA, L. A. Entendimento dos alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Ijuí em relação à disciplina de Física. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1547/Jamile%20Vieira%20Goi.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 set. 2016. TRIVIÑOS, A. N. S. A pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1992. VEKIRI, I. What is the value of graphical displays in learning? Educational Psychology Review, v.14, n.3, Pp. 261-311. 2006. Disponível em: <https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/44453/10648_2004_Article_374334.pdf;jsessionid=7B04DE3C2513291D106959E77AE98011?sequence=1>. Acesso em: 12 ago. 2016.
metadata.dc.description.resumo: Relata-se, neste artigo, uma experiência fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como ferramenta didática para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta, cujo foco centrou-se no ensino de conceitos de eletrostática, foi desenvolvida com um grupo de 105 estudantes de terceira série do ensino médio de uma escola da rede privada do município de Passo Fundo, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de uma metodologia com ênfase nos conhecimentos prévios dos estudantes e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência promissora, no sentido de promover a aprendizagem significativa dos conceitos de eletrostática. Palavras-Chave: Eletrostática. Ensino de Física. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa.
Zusammenfassung: This article reports an experience based on the Meaningful Learning Theory by David Ausubel, who used conceptual maps as a didactic tool to promote meaningful learning. The proposal, which focuses on teaching electrostatics concepts, was developed with a group of 105 students of senior high school students in the city of Passo Fundo, RS, Brazil. The results obtained show that developing a methodology focusing on the previous knowledge of students and using conceptual maps as a educational resource might be a promising experience, in order to promote the meaningful learning of electrostatics concepts. Keywords: Electrostatics. Physics teaching. Concept maps. Meaningful learning
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2786
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons