DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDarroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.authorRosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-09T13:59:27Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.identifier.citationAUSUBEL, D. P. Psicología educativa: um punto de vista cognoscitivo. Traducción al español de Roberto Helier D., de la primera edición de Educational psychology: a cognitive view. México: Editorial Trillas, 1976. ______.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980. CARVALHO, A. S.; BARONE, D. A. C.; ZARO, M. A. A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle de automação. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v.8, n.3, Pp. 223-258, 2010. FREIRE, J. C. A.; RICARDO, E. C. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.2, Pp. 321-358, 2007. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. GIL, J.; TOBAJA, L. M.; SOLANO, F. Aprendizaje colaborativo en el aula: utilización de la técnica jigsaw aplicada a la elaboración de mapas conceptuales en física. In: CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D.; VANHEAR, J. (orgs.). Conferencia em conceito de mapeamento, Concept Maps: Theory, Methodology, 20, 2006, Malta. Anais. Malta: Technology Proc. Valletta. 2006. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/cmc2012papers/cmc2012-p104.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2006. GONZALES, E. G. Aprendizagem Significativa e Mudança Conceitual: utilização de um ambiente virtual para o ensino de Circuitos Elétricos na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Disponível em: <http://www.ppec.ufms.br/Dissertacoes/Dissertacao_Elieverson_Guerchi_Gonzales.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016. MANUAL DO MUNDO. Telepatia do palito (experiência de eletrostática). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x6ddQDBrbV8>. Acesso em: 26 set. 2016. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. ______. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 98 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.84-98 | jan-jun | 2017 PRATA, L. A. Entendimento dos alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Ijuí em relação à disciplina de Física. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1547/Jamile%20Vieira%20Goi.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 set. 2016. TRIVIÑOS, A. N. S. A pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1992. VEKIRI, I. What is the value of graphical displays in learning? Educational Psychology Review, v.14, n.3, Pp. 261-311. 2006. Disponível em: <https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/44453/10648_2004_Article_374334.pdf;jsessionid=7B04DE3C2513291D106959E77AE98011?sequence=1>. Acesso em: 12 ago. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2786-
dc.description.abstractThis article reports an experience based on the Meaningful Learning Theory by David Ausubel, who used conceptual maps as a didactic tool to promote meaningful learning. The proposal, which focuses on teaching electrostatics concepts, was developed with a group of 105 students of senior high school students in the city of Passo Fundo, RS, Brazil. The results obtained show that developing a methodology focusing on the previous knowledge of students and using conceptual maps as a educational resource might be a promising experience, in order to promote the meaningful learning of electrostatics concepts. Keywords: Electrostatics. Physics teaching. Concept maps. Meaningful learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleMapas conceituais como ferramenta didática na promoção da aprendizagem significativa de eletrostáticapt_BR
dc.title.alternativeConceptual maps as a educational tool for promoting the meaningful learning of electrostaticspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T13:59:27Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage98pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage84pt_BR
dc.description.resumoRelata-se, neste artigo, uma experiência fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como ferramenta didática para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta, cujo foco centrou-se no ensino de conceitos de eletrostática, foi desenvolvida com um grupo de 105 estudantes de terceira série do ensino médio de uma escola da rede privada do município de Passo Fundo, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de uma metodologia com ênfase nos conhecimentos prévios dos estudantes e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência promissora, no sentido de promover a aprendizagem significativa dos conceitos de eletrostática. Palavras-Chave: Eletrostática. Ensino de Física. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapas conceituais como ferramenta didática na promoção da aprendizagem significativa de eletrostática.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons