DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2722
Title: A internet como recurso pedagógico: comunicação e interação para além dos muros da escola
Other Titles: The internet as a pedagogical resource: communication and interaction for germ from the walls of school
Authors: Queiroz, Joristela de Souza
Keywords: Internet;Pesquisa;Informação;Aprendizagem
Issue Date: 2-Jan-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: FAGUNDES, L. C. Informática e Educação in Idéias, n.4. Governo do estado de São Paulo: São Paulo, 1994. FREIRE,P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (coleção Leitura), 1996. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. POZO, J. I. A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação e Conhecimento. Pátio-Revista Pedagógica, n.31, p.8-11, 2004. SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed. 2001. SNYDERS, G. Alunos Felizes: Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1993. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Martins Fontes: São Paulo, 1989.
metadata.dc.description.resumo: O texto apresenta um estudo acerca de um trabalho de Iniciação Científica realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM em uma escola pública do município de Manacapuru-Am. Trata-se de uma breve investigação, por meio de pesquisa Qualitativa e Quantitativa, desenvolvida com alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar as possibilidades e desafios da utilização da internet como instrumento auxiliar da aprendizagem. A abordagem utilizada para coleta de dados foi de Análise de Conteúdos, através de um conjunto de técnicas que se completam, ajudam a explicar e sistematizar as mensagens desse conteúdo por meio de deduções lógicas e justificadas, o que possibilita um delineamento de perfis e a relação dos mesmos com a tecnologia em rede e suas práticas. De forma sucinta, aborda pontos de vista embasados em concepções de diferentes teóricos sobre a utilização da internet dentro do espaço escolar, destacando os caminhos e possibilidades da ferramenta web, com a intenção de favorecer a comunicação entre alunos e professores. PALAVRAS-CHAVES: internet; pesquisa; informação; aprendizagem.
Abstract: The text presents a study about a work of Scientific Initiation carried out in partnership with the Foundation for Research Support of the State of Amazonas - FAPEAM, in a public school in the city of Manacapuru-Am. This is a brief investigation, through Qualitative and Quantitative research, developed with students and teachers of the final years of Elementary School, whose objective was to investigate the possibilities and challenges of using the Internet as an auxiliary learning tool. The approach used for data collection was content analysis, through a set of techniques that complete, help to explain and systematize the messages of this content, through logical and justified deductions, which allows a profiling and Their relationship with network technology and its practices. Briefly, it approaches points of view based on the conceptions of different theorists about the use of the internet within the school space, highlighting the ways and possibilities of the web tool, with the intention of favoring communication between students and teachers. KEYWORDS: internet; search; information; learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2722
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons