DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2602
Title: Educar pela pesquisa: uma proposta metodológica para a alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Morais, Ponyelen da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Ierecê dos Santos
Keywords: Educação;Alfabetização cientifica;Prática pedagógica;Ensino- aprendizagem;Pesquisa educacional
Issue Date: 1-May-2011
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar se educar pela pesquisa, como proposta metodológica, tem viabilidade na alfabetização cientifica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa escola da rede Municipal da Cidade de Manaus. O percurso metodológico foi ancorado em: levantamento bibliográfico contemplando as temáticas educar pela pesquisa, pesquisa e alfabetização científica; pesquisa participante com abordagem qualitativa e duas oficinas pedagógicas com estudantes com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Os resultados sinalizam para a possibilidade do educar pela pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como uma proposta inovadora de alfabetização científica.
Abstract: This study has as objective to analyze if educate by research, as a methodology proposal, has viability on scientific alphabetization of Elementary School Initial Years in a public school of Manaus City. The methodology is based in: bibliographical survey, contemplating the thematics educate by research, research and scientific alphabetization; participant research with boarding qualitative and two pedagogical workshops with students in intention to facilitate the process teach-learning. The results signalizes for the possibility of educating by research in Elementary School Initial Years as a innovative proposal of scientific alphabetization.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2602
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons