DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Ponyelen da Silva-
dc.date.available2020-05-01-
dc.date.available2020-05-06T15:20:59Z-
dc.date.issued2011-05-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2602-
dc.description.abstractThis study has as objective to analyze if educate by research, as a methodology proposal, has viability on scientific alphabetization of Elementary School Initial Years in a public school of Manaus City. The methodology is based in: bibliographical survey, contemplating the thematics educate by research, research and scientific alphabetization; participant research with boarding qualitative and two pedagogical workshops with students in intention to facilitate the process teach-learning. The results signalizes for the possibility of educating by research in Elementary School Initial Years as a innovative proposal of scientific alphabetization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização cientificapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagempt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.titleEducar pela pesquisa: uma proposta metodológica para a alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T15:20:59Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee4Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee5Siqueira, Thomaz Décio Abdalla-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar se educar pela pesquisa, como proposta metodológica, tem viabilidade na alfabetização cientifica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa escola da rede Municipal da Cidade de Manaus. O percurso metodológico foi ancorado em: levantamento bibliográfico contemplando as temáticas educar pela pesquisa, pesquisa e alfabetização científica; pesquisa participante com abordagem qualitativa e duas oficinas pedagógicas com estudantes com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Os resultados sinalizam para a possibilidade do educar pela pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como uma proposta inovadora de alfabetização científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Mirian de Abreu. Seguindo pressupostos da pesquisa na aula expositiva. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. ALVES, Rubem; DIMENSTEIN, Gilberto. Fomos maus alunos. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2003. AMABIS, José Mariano. A premência da Educação Cientifica. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (orgs.) Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. BARREIRO, Cristhianny Bento. Questionamento sistemático: alicerce na reconstrução dos conhecimentos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. BEILLEROT, Jacky. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001. BINI, Márcia Bárbara. Pesquisar é construir argumentos: um caminho para superação. In: GALIAZZI, Maria do Carmo (org.) Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa em sala de aula. Ijuí: Ed. Inijuí, 2007. BOCK, Ana Maria Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sári Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994. BOTERF, Guy Le. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1995. ________________________. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. (orgs.). Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Idéias & Letras, 2006. CACHAPUZ, António. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CANDAU, Vera; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares (Org.). Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. João Pessoa: JB, 1999. CANIATO, Rodolpho. Com ciência na educação: ideário e prática de uma alternativa brasileira para o ensino de ciências. São Paulo: Papirus, 1997. CAPRA, Fritjot. A teia da vida. São Paulo: Saraiva, 1997. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.(org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage learning, 2009. CHASSOT, Áttico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. ______________. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores associados, 2007. ___________. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Guia da Escola Cidadã, v.6). DRUCK, Suely. Educação científica no Brasil: uma urgência. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da. Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. FELICETTI, Vera Lucia. Pesquisar é buscar estudar: um aprofundamento no conhecimento. In: GALIAZZI, Maria do Carmo (org.) Construção curricular em rede na educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1993. FOUREZ, Gerard. A construção das ciências. São Paulo: Editora Unesp, 1997. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Pesquisa como superação da aula copiada. In: MORAES, R. e LIMA, V. M. R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. GAJARDO, Marcela. Pesquisa Participante: proposta e projetos. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. GIANOTTEN, Vera; WIT, Ton de. Pesquisa participante em um contexto de economia camponesa. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. GHEDIN, Evandro (Coord.). Currículo e ensino básico. Manaus: UEA Edições, 2007. GOLDEMBERG, José. Educação científica. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da. Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. GONZAGA, Amarildo Menezes. Abordagens sobre a pesquisa cientifica. Manaus: CEFET – AM. BK Editora, 2007. GRESSLER, Lori Alice, Introdução a pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo, Loyola, 1998. KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, Brasília, n. 55, p. 4-8, 1992. __________________. O professor e o currículo de ciências. São Paulo: Edusp, 1997. LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em sala de aula: um olhar na direção do desenvolvimento da competência social. In: MORAES, Roque de; LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.) Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio pesquisa educação em ciências. vol. 3, n. 1, jun, 2001. LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 19. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001. MINAYO, Maria Cecilia de Souza. et. al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. MORAES, Roque de; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Guntzel. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque de; LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.) Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução a sociologia. São Paulo: Ática, 1997. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico prática. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2004. PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. 18. ed. São Paulo: Editora Àtica, 2004. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Àngel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. SANTO, Ruy Cezar do Espírito. Desafios na formação do educador: retomando o ato de educar. São Paulo: Papirus, 2002. SANTOS, Angela Regina dos Reis; SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes. Ensino de ciências naturais nas escolas municipais de Teresina e suas contribuições para a formação da cidadania. Linguagem, educação e sociedade. n. 13, p. 93- 110, jul./dez., 2005. SCHWARTZ, Suzana. De objetos a sujeitos da relação pedagógica: a pesquisa em sala de aula. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.). Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. ZANCAN, Glaci Therezinha. Educação para transformação. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. Vídeos Utilizados Homem máquina. Disponível em: www.portalpositivo.com.br. Acesso em 28 out. 2010. VIDAL, Márcia. Ajude os animais em extinção. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 28 out. 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons