DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2600
Título: Sistemas numéricos e Ensino de Ciências: construção do conhecimento matemático de povos indígenas do Alto Rio Negro
Autor(es): Freitas, Rejane Maria Caldas
Orientador(es): Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Educação Intercultural;Matemática Indígena;Sistemas Numéricos
Data do documento: 27-Out-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho intitulado “Sistemas Numéricos e Ensino de Ciências: construção do conhecimento matemático de povos indígenas do alto Rio Negro” apresenta análises bibliográficas referentes aos sistemas de numeração de povos culturalmente distintos e ao processo ensino-aprendizagem da Matemática nas escolas indígenas e não-indígenas. Os sistemas numéricos indígenas são diversos como são diversificadas as etnias. Os povos analisados apresentam sistemas numéricos com base dois, base cinco, base dez e base vinte. No entanto, a investigação salienta que os teóricos limitam-se aos estudos linguísticos, desconsiderando as concepções e os princípios matemáticos que são aplicados nas práticas do cotidiano e nas produções de instrumentos e artefatos. Para o desenvolvimento desse trabalho, utilizamos a hermenêutica como metodologia e a técnica de análise de conteúdo. O referencial teórico tomou por base pesquisas etnográficas, realizadas por missionários, antropólogos, linguistas e indígenas, mostrando que, em decorrência do contato com outras sociedades, os indígenas sofreram forte influência cultural. Detectamos a mudança no comportamento, na atividade diária e, principalmente, na língua. É perceptível que a alteração na língua original dificulte a coleta de informações sobre os sistemas de numeração das etnias. Contudo, o estudo realizado teve o foco numa perspectiva de educação intercultural com o intuito de mostrar que os povos indígenas têm maneiras próprias de saber/fazer, de aprender e de ensinar matemática. Desse modo, o produto elaborado possibilita a relação intercultural por intermédio do ensino dos sistemas numéricos no 6º ano do ensino fundamental nas escolas indígenas e não-indígenas. Acreditamos que o trabalho na sua totalidade contribua para a disseminação de uma educação intercultural e que a Matemática seja vista como a união de várias matemáticas de diferentes povos.
Abstract: This work entitled "Numeric Systems and Teaching of Sciences: construction of the mathematical knowledge of indigenous people of high Rio Negro" presents bibliographies analyses relating the systems of numbering of culturally different people and to the process teaching-learning of the Mathematics in the indigenous and noindigenous schools. The indigenous numeric systems are several as they are diversified races. The analyzed people present numeric systems with base two, base five, base ten and base twenty. However, the investigation points out that the theoretical ones are limited to the linguistic studies, disrespecting the conceptions and the mathematical beginnings that are applied in the practices of the daily and in the productions of instruments and workmanships. For the development of that work, we used the hermeneutic as methodology and the technique of content analysis. The theoretical reference took for base ethnographic researches, accomplished by missionaries, anthropologists, linguists and indigenous, showing that, due to the contact with other societies, the natives suffered strong cultural influence. We detected the change in the behavior, in the daily activity and, mainly, in the language. It is perceptible that the alteration in the original language hinders the collection of information on the systems of numbering of the races. However, the accomplished study had the focus in a perspective of intercultural education with the intention of showing that the indigenous people have own ways to know/do, of learning and of teaching mathematics. This way, the elaborated product makes possible the intercultural relationship, through the teaching of the numeric systems in the 6th year of the middle school in the indigenous and no-indigenous schools. We believe that the work in its totality contributes to the spread of an intercultural education and that the Mathematics to be seen as the union of several mathematics of different people.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2600
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons