DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2599
Título: Avaliação das oficinas de formação de professores em mudanças climáticas no contexto das escolas públicas da rede estadual, no Amazonas
Autor(es): Cumaru, Romilda Araújo
Orientador(es): Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Educação pública;Formação continuada;Trabalho docente
Data do documento: 30-Jun-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A discussão sobre as mudanças climáticas é significativa, pois tenta criar na sociedade a melhor maneira de compreender este fenômeno. A escola, considerada como um dos espaços privilegiados para proporcionar este esclarecimento, não tem conseguido discutir com propriedade a temática. Este trabalho versa sobre a análise de uma experiência de formação continuada de professores em mudanças climáticas realizada no triênio 2008/2009/2010 em municípios do Estado do Amazonas. A pesquisa teve uma abordagem qualiquantitativa na análise dos dados com a triangulação das respostas dadas por professores e alunos, além de duas equipes gestoras de duas escolas selecionadas, uma em Manaus e outra no município de Iranduba. A técnica de pesquisa adotada foi pautada na análise documental e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários, grupos focais e entrevistas, constituindo-se um campo de investigação que buscou avaliar as implicações e contribuições das oficinas de formação para 1.081 professores, com foco nas mudanças climáticas, oriundas de uma iniciativa governamental. Os docentes atuavam em escolas públicas de Educação Básica de 5ª a 9ª ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As oficinas buscaram desenvolver novos conceitos e reforçar os já conhecidos, de uma forma contextualizada ao ambiente escolar. As oficinas foram avaliadas por docentes, discentes e gestores, e a maioria (50%) respondeu que os assuntos trabalhados na oficina foram divulgados na escola, 20% informaram que foram expandidos para a comunidade e 30% ficaram na sala de aula. Os resultados da pesquisa, além da avaliação das oficinas, culminaram na estruturação de uma proposta de formação continuada para professores no contexto ambiental.
Abstract: This paper describes the analysis of an experiment in teacher training conducted in a three year period - 2008/2009/2010 - involving two municipalities in the state of Amazonas, Brazil. Demonstrative training workshops, focused on climate change, were performed engaging 1.081 teachers who worked in schools of basic education from 5 th to 9 th year of elementary school and high school. The research had a qualitative and quantitative approach to analyze the data with the triangulation of the responses given by 16 teachers, 24 students and two management teams of selected schools, one in Manaus and another in the town of Iranduba. Research methodology selected was based on literature review and analysis, and field survey, through questionnaires, focus groups and interviews, constituting a field of research that encompassed contributions and implications of training workshops for teachers based on a government initiative. The results of the research, beyond the evaluation of workshops, culminated in the structuring of a proposal for continued education for teachers in the environmental context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2599
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons