DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCumaru, Romilda Araújo-
dc.date.available2020-04-30-
dc.date.available2020-05-06T15:06:42Z-
dc.date.issued2011-06-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2599-
dc.description.abstractThis paper describes the analysis of an experiment in teacher training conducted in a three year period - 2008/2009/2010 - involving two municipalities in the state of Amazonas, Brazil. Demonstrative training workshops, focused on climate change, were performed engaging 1.081 teachers who worked in schools of basic education from 5 th to 9 th year of elementary school and high school. The research had a qualitative and quantitative approach to analyze the data with the triangulation of the responses given by 16 teachers, 24 students and two management teams of selected schools, one in Manaus and another in the town of Iranduba. Research methodology selected was based on literature review and analysis, and field survey, through questionnaires, focus groups and interviews, constituting a field of research that encompassed contributions and implications of training workshops for teachers based on a government initiative. The results of the research, beyond the evaluation of workshops, culminated in the structuring of a proposal for continued education for teachers in the environmental context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleAvaliação das oficinas de formação de professores em mudanças climáticas no contexto das escolas públicas da rede estadual, no Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T15:06:42Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Rutenio Luiz Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3786214307009411pt_BR
dc.contributor.referee3Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009910616245305pt_BR
dc.description.resumoA discussão sobre as mudanças climáticas é significativa, pois tenta criar na sociedade a melhor maneira de compreender este fenômeno. A escola, considerada como um dos espaços privilegiados para proporcionar este esclarecimento, não tem conseguido discutir com propriedade a temática. Este trabalho versa sobre a análise de uma experiência de formação continuada de professores em mudanças climáticas realizada no triênio 2008/2009/2010 em municípios do Estado do Amazonas. A pesquisa teve uma abordagem qualiquantitativa na análise dos dados com a triangulação das respostas dadas por professores e alunos, além de duas equipes gestoras de duas escolas selecionadas, uma em Manaus e outra no município de Iranduba. A técnica de pesquisa adotada foi pautada na análise documental e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários, grupos focais e entrevistas, constituindo-se um campo de investigação que buscou avaliar as implicações e contribuições das oficinas de formação para 1.081 professores, com foco nas mudanças climáticas, oriundas de uma iniciativa governamental. Os docentes atuavam em escolas públicas de Educação Básica de 5ª a 9ª ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As oficinas buscaram desenvolver novos conceitos e reforçar os já conhecidos, de uma forma contextualizada ao ambiente escolar. As oficinas foram avaliadas por docentes, discentes e gestores, e a maioria (50%) respondeu que os assuntos trabalhados na oficina foram divulgados na escola, 20% informaram que foram expandidos para a comunidade e 30% ficaram na sala de aula. Os resultados da pesquisa, além da avaliação das oficinas, culminaram na estruturação de uma proposta de formação continuada para professores no contexto ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, M. A. S. Retratos da escola no Brasil. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Brasília, 2004. AMAZONAS. Governo do Estado. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS. Manaus, 2008. ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. Atlas, São Paulo, 1995. ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programas de formação continuada de professores, 2007. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC: SEF, 1999. _______. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências Naturais. Brasília, 1997/98. 4v. CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A. Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. E. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. (Coleção Questões de Nossa Época) São Paulo: Cortez, 2001. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. CAVALCANTI, C. Desenvolvimento sustentável e gestão dos recursos naturais: referências conceptuais e de política. São Paulo: Cortez, 2001. CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2003. CONTRERAS, J. La autonomia Del profesorado. Madrid: Morata, 1997. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DELIZOICOV, D.; ANGIOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. (Coleção Docência em Formação) 2, ed. São Paulo: Cortez, 2007. FACEIRA, L. S. O ProUni como política pública em suas instâncias macroestruturais, meso-institucionais e microssociais: uma pesquisa sobre a sua implementação pelo MEC e por duas universidades na região metropolitana do Rio. Tese (Doutorado) - Rio de Janeiro, 2009. FEARNSIDE, P. M. A floresta amazônica nas mudanças globais. Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA. 2003. GADOTTI, M. Uma escola para todos os caminhos da autonomia escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 1991. GALIAZZI, M. C.; AUTH, M.; MORAES, R.; MANCUSO, R. Construção curricular em rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2007. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2003. GIL-PÉREZ, D.; CARRASCOSA, J.; MARTINÉZ-TERRADES, F. La didáctica de las Ciências: uma disciplina emergente y um campo específico de investigación. In: PERALES, J. E.; CÃNAL, P. (Eds). Didáctica de Las Ciências: teoría y práctica de la enseñanza de las ciências, Alcoy: Marfil, 2000. GODSON, I. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÒVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Akamo Editora Gráfica, 2005. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. LAUXEN, A. A. (Des)consideração das questões Ambientais no Ensino Formal de Ciências. O Caso das Escolas de ibirubá. (Coleção Trabalhos Acadêmicos-Científicos. Série Dissertações de Mestrado) Ijuí: Editora Inijuí, 2002. LEITE, L. P. A intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003. LISBOA, L. L; JUNQUEIRA, H.; DEL PINO, J. C. A temática ambiental e seu potencial educativo nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caderno de Resumos –ABRAPEC. Florianópolis, 2007. LONGUINI, M. D; NARDI, R. A prática reflexiva na formação inicial de professores de Física: análise de uma experiência. In: NARDI, R; BASTOS, F; DINIZ, R. E. da S. (Org.). Pesquisa em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004. LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem escolar. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006. LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARCELO G. C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Editora, Porto, 1999. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 1993. MORIN, E. A cabeça bem-feita, repensar a reforma, reformar o pensamento. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Saberes Globais e Saberes Locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2001. NÉRICI, I. G. Metodologia de ensino: uma introdução. São Paulo; Ática, 1982. NÒVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Dom Quixote, Lisboa: Dom Quixote, 1992. OLIVEIRA, J. M.; VECCHIA, F. A controvérsia das mudanças climáticas e do aquecimento global antropogênico: consenso científico ou interesse político? v. 5, 2009. PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - Resultados Nacionais, 2006. PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D. E.; EDWARDS, M. Percepções dos professores de ciências portugueses e espanhóis da situação do mundo. Em O movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade Aveiro, 2000. RIBEIRO, M. O. A.; SILVA, V. B.; FABRÉ, N. N.; BARROS, J. F.; PARENTE, V. M.; SILVA, M. C.; WAICHMAN, A. V. Desenvolvimento da Amazônia: a necessidade de uma nova abordagem. In RIBEIRO, M. O. A.; FABRÉ, N. N. (org.) Sistemas Abertos Sustentáveis-SAS-Uma Alternativa de Gestão Ambiental na Amazônia. Manaus: EDUA, 2003. SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SELLES, S. E. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências: anotações de um projeto. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dezembro, 2000. SORRENTINO, M. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, 2005. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/index.php? option=content&task=view&id=582&Itemid=584>. Acesso em: 20 out. 2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/11860/1/Avaliacao-da-Aprendizagemescolar/pagina1.html#ixzz1NUTndjp5>. Acesso em: 10 set.2009. Disponível em: <http://news.xinhuanet.com/english2010/sci/2010-12/05/c_13635895.htm.> Acesso em: 10 set. 2009. Notícias Terra. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0%2C%2COI2072927-EI8278%2C00.html.> Acesso em: 05 maio 2010. Disponível em: <http://www.fakeclimate.com/arquivos/ArtigosFake/mc-2009-001.pdf.> Acesso em: 15 jul. 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons