DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2567
Título: Os saberes tradicionais locais como possibilidades de inserção no ensino de ciências na escola Pedro Reis Ferreira em Parintins - AM
Autor(es): Bruce, Maria Valcirlene de Souza
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Ensino de ciências;Organização Curricular;Saberes tradicionais
Data do documento: 16-Abr-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa, intitulada Os saberes tradicionais locais como possibilidades de inserção no Ensino de Ciências na Escola Pedro Reis Ferreira no Município de Parintins/AM, tem como objetivo compreender os saberes tradicionais locais como possibilidades de inserção no Ensino de Ciências. Deste modo, buscamos aporte teórico nos Brasil (1998), Krasilchik (1987), Carvalho (2009, 2012, 2013), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Diegues (2004), Ferraço (2005), Goodson (2008), Arroyo (2011), Chassot (2008, 2011), Fraxe (2007), Almeida (2010), entre outros. A escolha da temática da pesquisa ocorreu a partir de inquietações decorridas de nossa prática pedagógica vivenciada no município de Parintins-AM, onde observamos que os professores, mesmo tendo formação na área de Ciências Naturais, encontram barreiras e dificuldades para desenvolver um trabalho docente voltado à disciplina, no sentido de que esta se torne mais contextualizada, em que os estudantes possam construir seus conhecimentos partindo da realidade escolar e conectando-os aos seus saberes do dia a dia. Para que o objetivo pudesse ser alcançado, enveredou-se pela abordagem qualitativa, com as técnicas de observação participante com 17 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, entrevistas semiestruturadas com a professora que ministra a disciplina de Ciências Naturais, a diretora da escola e 05 pais dos estudantes. Também se fez uso do diário de campo para registrar as percepções do pesquisador durante a coleta de dados no local da pesquisa. Os dados coletados foram sistematizados, a partir das categorias centrais específicas, e analisados, tendo como aporte teórico a Análise do Conteúdo de Bardin (1977) a partir dos objetivos específicos, possibilitando a identificação das possibilidades da inserção dos saberes tradicionais no ensino de ciências na referida escola. Os resultados da pesquisa evidenciam que a construção do conhecimento, a partir dos saberes tradicionais ensinados pelos pais aos filhos, é de suma importância na valorização dos saberes historicamente construídos através das gerações que antecederam a dos estudantes. E, ao serem inseridos no ensino de ciências na realidade escolar, possibilitam uma aprendizagem mais concreta de significados dentro do laboratório natural, lugar de vida dos estudantes construtores de conhecimento.
Abstract: The present research, entitled The local traditional knowledge as possibilities of insertion in science education at school Pedro Reis Ferreira in the municipality of Parintins/AM, aims to understand the local traditional knowledge as possibilities of insertion in science education. In this way, we seek theoretical contribution in Brasil (1998), Krasilchik (1987), Carvalho (2009, 2012, 2013), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Diegues (2004), Ferraço (2005), Goodson (2008) and Arroyo (2011), Chassot, (2008, 2011), Fraxe (2007), Almeida (2010), among others. The choice of the theme of the research occurred from concerns of our pedagogical practice elapsed experienced in the city of Parintins-AM, where we observed that even though teachers training in the area of natural sciences, encounter barriers and difficulties, to develop a teaching focused on the discipline, in the sense that it becomes more contextualized, where students can build their knowledge starting from the school reality and connecting them the to their knowledge of every life. So that the objective could be achieved, has the qualitative approach, with the techniques of participant observation with 17 students of the sixth grade of elementary school, semi-structured interviews with the teacher who teaches the discipline of natural sciences, the principal of the school and five students ' parents. Also made use of the field journal to record the perceptions of the researcher during data collection on the site of the research. The data collected were organized from the Central specific categories, and analyzed, having as theoretical contribution to analysis of the content of Bardin (1977) from the specific objectives, enabling the identification of the possibilities of integration of traditional knowledge in science education in that school. The survey results show that the construction of knowledge, from traditional knowledge taught by the fathers to the children, is of paramount importance in the recovery of knowledge historically built through the generations preceding the students. And, to be inserted in science education at school reality, enable a more concrete learning of meanings within the natural laboratory, place of life of students knowledge builders.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2567
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons