DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBruce, Maria Valcirlene de Souza-
dc.date.available2020-04-16-
dc.date.available2020-04-21T03:01:56Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2567-
dc.description.abstractThe present research, entitled The local traditional knowledge as possibilities of insertion in science education at school Pedro Reis Ferreira in the municipality of Parintins/AM, aims to understand the local traditional knowledge as possibilities of insertion in science education. In this way, we seek theoretical contribution in Brasil (1998), Krasilchik (1987), Carvalho (2009, 2012, 2013), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Diegues (2004), Ferraço (2005), Goodson (2008) and Arroyo (2011), Chassot, (2008, 2011), Fraxe (2007), Almeida (2010), among others. The choice of the theme of the research occurred from concerns of our pedagogical practice elapsed experienced in the city of Parintins-AM, where we observed that even though teachers training in the area of natural sciences, encounter barriers and difficulties, to develop a teaching focused on the discipline, in the sense that it becomes more contextualized, where students can build their knowledge starting from the school reality and connecting them the to their knowledge of every life. So that the objective could be achieved, has the qualitative approach, with the techniques of participant observation with 17 students of the sixth grade of elementary school, semi-structured interviews with the teacher who teaches the discipline of natural sciences, the principal of the school and five students ' parents. Also made use of the field journal to record the perceptions of the researcher during data collection on the site of the research. The data collected were organized from the Central specific categories, and analyzed, having as theoretical contribution to analysis of the content of Bardin (1977) from the specific objectives, enabling the identification of the possibilities of integration of traditional knowledge in science education in that school. The survey results show that the construction of knowledge, from traditional knowledge taught by the fathers to the children, is of paramount importance in the recovery of knowledge historically built through the generations preceding the students. And, to be inserted in science education at school reality, enable a more concrete learning of meanings within the natural laboratory, place of life of students knowledge builders.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectOrganização Curricularpt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.titleOs saberes tradicionais locais como possibilidades de inserção no ensino de ciências na escola Pedro Reis Ferreira em Parintins - AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-21T03:01:56Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee2Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee3Chassot, Attico Inacio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5006848981446023pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada Os saberes tradicionais locais como possibilidades de inserção no Ensino de Ciências na Escola Pedro Reis Ferreira no Município de Parintins/AM, tem como objetivo compreender os saberes tradicionais locais como possibilidades de inserção no Ensino de Ciências. Deste modo, buscamos aporte teórico nos Brasil (1998), Krasilchik (1987), Carvalho (2009, 2012, 2013), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Diegues (2004), Ferraço (2005), Goodson (2008), Arroyo (2011), Chassot (2008, 2011), Fraxe (2007), Almeida (2010), entre outros. A escolha da temática da pesquisa ocorreu a partir de inquietações decorridas de nossa prática pedagógica vivenciada no município de Parintins-AM, onde observamos que os professores, mesmo tendo formação na área de Ciências Naturais, encontram barreiras e dificuldades para desenvolver um trabalho docente voltado à disciplina, no sentido de que esta se torne mais contextualizada, em que os estudantes possam construir seus conhecimentos partindo da realidade escolar e conectando-os aos seus saberes do dia a dia. Para que o objetivo pudesse ser alcançado, enveredou-se pela abordagem qualitativa, com as técnicas de observação participante com 17 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, entrevistas semiestruturadas com a professora que ministra a disciplina de Ciências Naturais, a diretora da escola e 05 pais dos estudantes. Também se fez uso do diário de campo para registrar as percepções do pesquisador durante a coleta de dados no local da pesquisa. Os dados coletados foram sistematizados, a partir das categorias centrais específicas, e analisados, tendo como aporte teórico a Análise do Conteúdo de Bardin (1977) a partir dos objetivos específicos, possibilitando a identificação das possibilidades da inserção dos saberes tradicionais no ensino de ciências na referida escola. Os resultados da pesquisa evidenciam que a construção do conhecimento, a partir dos saberes tradicionais ensinados pelos pais aos filhos, é de suma importância na valorização dos saberes historicamente construídos através das gerações que antecederam a dos estudantes. E, ao serem inseridos no ensino de ciências na realidade escolar, possibilitam uma aprendizagem mais concreta de significados dentro do laboratório natural, lugar de vida dos estudantes construtores de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. [et.al]. (Orgs). Conhecimento tradicional e biodiversidade: normas vigentes e propostas. 3ª ed. Manaus: PPGASUFAM/NSCA-CESTU-UEA/ UEA. Edições, 2010. ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BIZZO, Nélio. Mais Ciências no Ensino Fundamental: Metodologia de ensino em foco. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. BRASIL. Ministério da Educação-Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4 de 13 dezembro de 2010. Brasília: CNE/CEB, 2010. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. ________. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. ________. (Org.) Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, 2009. CERQUA, Dom Arcângelo. Clarões de fé no médio Amazonas. 2. ed. Manaus. ProGraf-Gráfica e Editora, 2009. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed., rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. ________. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008. CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1996. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. DIEGUES, Antonio Carlos S. O mito moderno da natureza intocada. 4ª edição. São Paulo. Hutitec, Nucleo de Apoio à Pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras, USP, 2004. ________. Povos e mares: leituras em sócio-antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB/USP, 1995. NEVES. Potencialidade de Ceiba pentandra (lo) Gaertn. para plantios na Amazônia brasileira, 155N 1517-526X, dezembro, 2003. FERRAÇO, Carlos Eduardo (org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. FRAXE, Terizinha de J. P. (Org). Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para uma pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira. 3. Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Tradução: Atílio Brunetta. 10. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo de ciências. São Paulo: EPU/Editora da Universidade de São Paulo, 1987. LEVY-LEBLOND, Jean. Marc. Deficiências. In: MASSARANI, Luisa; TURNEY, Jon & MOREIRA, Ildeu de Castro. (Orgs). Terra Incógnita: a Interface entre Ciência e Público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent: UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005. LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002. LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO. M. M. S. Organização Social e Conflitos na Pesca no Complexo do Macuricanã. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. MENICUCCI, Tatiana Almeida. Filogeografia e Estrutura Genética de Populações da Mungubeira. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) - INPA/UFAM, Manaus, 2007. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. SALATI. Eneas. Amazônia: Integração e Ecologia.Editora Brasiliense. São Paulo,1981. SOBRINHO, Antônio de Almeida. Cheia do Rio Madeira: o porquê da mortandade de peixe. Disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br.php?news=124191. Acesso em: 20/10/2014. SOUZA, José Camilo Ramos de. A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais. 2013. 245 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. STERNBERG.Hilgard O’Reilly. A água e o homem na várzea do Careiro-2 Ed.- Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi,1998. TIBURI, Márcia. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Margs. Rio Grande do Sul, Ed. 103, Set./Out. 2005. Disponível em: <http://www.artenaescola.org.br/pesquise _artigos>. Acesso em: 15 de dezembro de 2014. TRINDADE. Aldo Vilar, Mamão. Produção: aspectos técnicos. Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). — Brasília: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 2000. WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. Tradução de Clotilde da Silva Costa. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução Ernani F. Porto Alegre. Artmed. 1998.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons