DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2542
Titel: Processos criativos no ensino fundamental I: a dança e a interdisciplinaridade como dispositivos sociocognitivos
Autor(en): Alho, Leandro Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Passos, Yara dos Santos Costa
Stichwörter: Intersdisciplinaridade;Processo Criativo;Dança na Escola
Erscheinungsdatum: 5-Dez-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Analisar as possibilidades que a dança proporciona em um processo interdisciplinar de aprendizado no desenvolvimento sociocognitivo de alunos do ensino fundamental I, configurou o objetivo desta pesquisa. Os resultados confirmam que o movimento corporal colabora nas práticas pedagógicas e processos de ensino e aprendizagem. O movimento está presente desde o surgimento do mundo, através dele nos relacionamos com tudo que vemos e o que não vemos, e na educação é fundamental ser valorizado. A presente pesquisa é qualitativa e tem caráter exploratória, além de utilizar a pesquisa ação como procedimento técnico. O processo se desenvolveu na Escola Municipal Biólogo Adolpho Ducke, localizada no bairro Cidade de Deus, teve como sujeitos, crianças entre 9 e 10 anos. No desenvolvimento do processo criativo, buscou-se investigar movimentações a partir das vivencias dos alunos e a percepção de cada criança na construção de um conhecimento que teve como ponto de partida assuntos das disciplinas de português, matemática, história, geografia, consolidando-se por meio da dança. Foi perceptível o desenvolvimento dos alunos para com o tema, através dos relatos dos envolvidos em rodas de conversa e produção textual. Entre as referências deste trabalho destacamos, Marques (2003 e 2012), Ferreira e Falkembach (2012), Fazenda (2011), Papalia (2001) e Katz e Greiner (2015). Palavras-Chaves: INTERDISCIPLINARIDADE; PROCESSO CRIATIVO; DANÇA NA ESCOLA; DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO.
Zusammenfassung: Analyzing the possibilities that dance provides in an interdisciplinary learning process in the socio-cognitive development of elementary school students I, configured the objective of this research. The results confirm that body movement collaborates in pedagogical practices and teaching and learning processes. Movement has been present since the dawn of the world, through which we relate to everything we see and what we do not see, and in education it is fundamental to be valued. This research is qualitative and exploratory, and uses action research as a technical procedure. The process was developed at the Biologist Adolpho Ducke Municipal School, located in the Cidade de Deus neighborhood, and had as subjects children between 9 and 10 years old. In the development of the creative process, we sought to investigate movements based on the students' experiences and the perception of each child in the construction of a knowledge that had as its starting point subjects of the Portuguese, mathematics, history, geography subjects, consolidating itself by middle of the dance. It was noticeable the students' development towards the theme, through the reports of those involved in conversation circles and textual production. Among the references of this work we highlight, Marques (2003 and 2012), Ferreira and Falkembach (2012), Fazenda (2011), Papalia (2001) and Katz and Greiner (2015). Keywords: INTERDISCIPLINARITY; CREATIVE PROCESS; DANCE IN SCHOOL; SOCIOCOGNITIVE DEVELOPMENT.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2542
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons