DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlho, Leandro Andrade-
dc.date.available2020-04-07-
dc.date.available2020-04-07T23:58:49Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2542-
dc.description.abstractAnalyzing the possibilities that dance provides in an interdisciplinary learning process in the socio-cognitive development of elementary school students I, configured the objective of this research. The results confirm that body movement collaborates in pedagogical practices and teaching and learning processes. Movement has been present since the dawn of the world, through which we relate to everything we see and what we do not see, and in education it is fundamental to be valued. This research is qualitative and exploratory, and uses action research as a technical procedure. The process was developed at the Biologist Adolpho Ducke Municipal School, located in the Cidade de Deus neighborhood, and had as subjects children between 9 and 10 years old. In the development of the creative process, we sought to investigate movements based on the students' experiences and the perception of each child in the construction of a knowledge that had as its starting point subjects of the Portuguese, mathematics, history, geography subjects, consolidating itself by middle of the dance. It was noticeable the students' development towards the theme, through the reports of those involved in conversation circles and textual production. Among the references of this work we highlight, Marques (2003 and 2012), Ferreira and Falkembach (2012), Fazenda (2011), Papalia (2001) and Katz and Greiner (2015). Keywords: INTERDISCIPLINARITY; CREATIVE PROCESS; DANCE IN SCHOOL; SOCIOCOGNITIVE DEVELOPMENT.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntersdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectDança na Escolapt_BR
dc.titleProcessos criativos no ensino fundamental I: a dança e a interdisciplinaridade como dispositivos sociocognitivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-07T23:58:49Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee3Ramos, Érika da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7487375251552610pt_BR
dc.description.resumoAnalisar as possibilidades que a dança proporciona em um processo interdisciplinar de aprendizado no desenvolvimento sociocognitivo de alunos do ensino fundamental I, configurou o objetivo desta pesquisa. Os resultados confirmam que o movimento corporal colabora nas práticas pedagógicas e processos de ensino e aprendizagem. O movimento está presente desde o surgimento do mundo, através dele nos relacionamos com tudo que vemos e o que não vemos, e na educação é fundamental ser valorizado. A presente pesquisa é qualitativa e tem caráter exploratória, além de utilizar a pesquisa ação como procedimento técnico. O processo se desenvolveu na Escola Municipal Biólogo Adolpho Ducke, localizada no bairro Cidade de Deus, teve como sujeitos, crianças entre 9 e 10 anos. No desenvolvimento do processo criativo, buscou-se investigar movimentações a partir das vivencias dos alunos e a percepção de cada criança na construção de um conhecimento que teve como ponto de partida assuntos das disciplinas de português, matemática, história, geografia, consolidando-se por meio da dança. Foi perceptível o desenvolvimento dos alunos para com o tema, através dos relatos dos envolvidos em rodas de conversa e produção textual. Entre as referências deste trabalho destacamos, Marques (2003 e 2012), Ferreira e Falkembach (2012), Fazenda (2011), Papalia (2001) e Katz e Greiner (2015). Palavras-Chaves: INTERDISCIPLINARIDADE; PROCESSO CRIATIVO; DANÇA NA ESCOLA; DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesFERREIRA, Taís & FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança Nos Anos Iniciais - Porto Alegre : Mediação, 2012. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: PCNs- Arte. Brasília: MEC/SEF. 1998. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interação e Interdisciplinaridade No Ensino Brasileiro. Edições Loyota São Paulo, 6º edição, 2011. PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento Humano [Recurso Eletrônico] / DieneE. Papalia, Ruth Duskin Feldman, com Gabriela Martorell. Tradução: Carla Filomena Marques Pinto Vercesi... [et al.]; [revisão técnica: Maria Cecília de Vilhena Moraes Silva... et AL. ]. – 12. Ed Porto Alegre : AMGH, 2013 PIAGET, J. The child's conception of the world. New York: Harcourt Brace, 1929. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF. 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF. 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interação e Interdisciplinaridade No Ensino Brasileiro. Edições Loyota São Paulo, 6º edição, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons