DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2524
Titel: Reflexões sobre o estudo de piano na formação do regente : o contexto do curso de graduação em Música da UEA
Autor(en): Silva, Rodrigo do Amaral Francisco da
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Gabriel Neves
Stichwörter: Piano;Regência;Formação acadêmica
Erscheinungsdatum: 18-Nov-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Apesar de haver um consenso sobre a importância do estudo do piano na formação do regente, se observa no meio acadêmico brasileiro considerável divergência nas abordagens didáticas das disciplinas relacionadas ao ensino do instrumento. Outro problema é a necessidade de adequação às mudanças de perfil de ingresso dos alunos. Através de pesquisa bibliográfica e análise documental, este trabalho relaciona os pressupostos teóricos com aspectos gerais da experiência do curso de graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas. Concluiu-se ser possível se adequar de maneira mais efetiva a uma maior heterogeneidade de perfis de alunos ao ministrar os conteúdos de maneira eclética e flexível, considerando o piano como meio de desenvolvimento das competências musicais necessárias à regência.Palavras-chave: Piano; Regência; Formação acadêmica.
Zusammenfassung: Although agreeing on the importance of piano training for conductors, Brazilian universities display very different didactic approaches to the topic. Another problem is the necessity to adapt to the plurality of students’ experiences prior to university. Through bibliographical research and the analysis of documents, this research relates the literature with general aspects observed in the practical experience of Amazonas State University piano department. The conclusion is being possible to propose a more flexible and eclectic approach to piano lessons when we consider keyboard training as auxiliary for the development of the skills necessary for conducting. Keywords: Piano; Conducting; Formal training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2524
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DE PIANO NA FORMAÇÃO DO.pdf270,46 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons