DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo do Amaral Francisco da-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-06T18:54:07Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2524-
dc.description.abstractAlthough agreeing on the importance of piano training for conductors, Brazilian universities display very different didactic approaches to the topic. Another problem is the necessity to adapt to the plurality of students’ experiences prior to university. Through bibliographical research and the analysis of documents, this research relates the literature with general aspects observed in the practical experience of Amazonas State University piano department. The conclusion is being possible to propose a more flexible and eclectic approach to piano lessons when we consider keyboard training as auxiliary for the development of the skills necessary for conducting. Keywords: Piano; Conducting; Formal training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.titleReflexões sobre o estudo de piano na formação do regente : o contexto do curso de graduação em Música da UEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T18:54:07Z-
dc.contributor.advisor1Coelho, Gabriel Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1766751888886809pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho , Gabriel Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1766751888886809pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira , Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.contributor.referee3Kazak , Irina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832874016020980pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5112600527579707pt_BR
dc.description.resumoApesar de haver um consenso sobre a importância do estudo do piano na formação do regente, se observa no meio acadêmico brasileiro considerável divergência nas abordagens didáticas das disciplinas relacionadas ao ensino do instrumento. Outro problema é a necessidade de adequação às mudanças de perfil de ingresso dos alunos. Através de pesquisa bibliográfica e análise documental, este trabalho relaciona os pressupostos teóricos com aspectos gerais da experiência do curso de graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas. Concluiu-se ser possível se adequar de maneira mais efetiva a uma maior heterogeneidade de perfis de alunos ao ministrar os conteúdos de maneira eclética e flexível, considerando o piano como meio de desenvolvimento das competências musicais necessárias à regência.Palavras-chave: Piano; Regência; Formação acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BOWEN, José Antonio (ed.). The Cambridge Companion to Conducting. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. CORVISIER, F. Uma nova perspectiva para a disciplina Piano Complementar. In: XVIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (ANPPOM), 2008, Salvador. Anais... Salvador, 2008, p. 191-194. FISHER, Christopher. Teaching Piano in Groups. Nova York: Oxford University Press, 2010. FRIESEN, Rafael Ricardo. Panorama das competências do pianista de coro no Brasil. Dissertação (Pós-graduação em música) – Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018 KATZ, Martin. The Complete Collaborator: the pianist as a partner. New York: Oxford University Press, 2009. LEMOS, D. Considerações sobre a elaboração de um método de Piano para Ensino Individual e Coletivo. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n. 5, p. 98-125, 2012. LISBOA, M. R.; COUTINHO, C. H. C. O Piano como Ferramenta para o Regente de Coro. Goiânia: UFG, 2011. MACHADO, M. I. L. O Piano Complementar na formação acadêmica: concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinaridade. Per Musi, Belo Horizonte, n. 27, 2013, p. 115-131. MACHADO, S. G. A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior no Brasil. Orfeu, Florianópolis, Ano 1, n 1, janeiro- junho 2016, p. 133-155. MARTINEZ, Emanuel. Regência Coral: Princípios Básicos. Curitiba: Editora Dom Bosco, 2000. MONTANDON, M. I. Aula de Piano e Ensino de Música - Análise da Proposta de Reavaliação da Aula de Piano e sua Relação com as Concepções Pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves (Dissertação de Mestrado não publicada). Porto Alegre: UFRGS, 1992. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 43. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 23 SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Ed. Moderna, São Paulo, 2003. Traduzido por Alda Oliveira e Cristina Tourinho. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso de Música (Bacharelado), 2008. Manaus, 2008. ______. Projeto Pedagógico do Curso de Música (Bacharelado), 2012. Manaus, 2012. ______. Projeto Pedagógico do Curso de Música (Bacharelado), 2018. Manaus, 2018. USZLER, Marianne; GORDON, Stewart; SMITH, Scott Mc Bride. The Well-Tempered Keyboard Teacher. 2. ed. Belmont, California: Schirmer Books, 2000. VIEIRA, J. R. A disciplina piano complementar no curso de licenciatura em música da UFPB: relatando e refletindo uma experiência. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008, p. 1-7. WITTRY, Diane. Beyond the Baton: What Every Conductor Needs to Know. Nova York: Oxford University Press, 2007. ZANDER, Oscar. Regência Coral. Porto Alegre: Editora Movimento, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DE PIANO NA FORMAÇÃO DO.pdf270,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons