Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2513
Titel: | Educação somática na dança: por uma autonomia da expressividade de alunos do ensino público |
Autor(en): | Araújo, Gleyce Karla Chaves de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Passos, Yara dos Santos Costa |
Stichwörter: | Autonomia Expressiva;Adolescente;Educação Somática;Escola |
Erscheinungsdatum: | 13-Dez-2019 |
Herausgeber: | Universidade do Estado do Amazonas |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar a educação somática na dança para uma autonomia da expressividade de alunos adolescentes entre 12 a 13 anos do ensino público. Pensado nessa etapa do desenvolvimento humano: De que forma a abordagem somática na dança pode contribuir para a autonomia expressiva do aluno adolescente e quais as mudanças dentro da escola após esse contato? Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida na escola pública de Manaus, tendo como referencial teórico, reflexões acerca da dança no âmbito escolar, sobre as abordagens somáticas e o aluno adolescente em relação as suas vivências corporais ao ambiente escolar e familiar. Caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos fins pesquisa exploratória e, pesquisa de campo e utilizou-se da pesquisa experimental com os participantes. Portanto, conclui-se que o aluno quando em contato com a dança de forma somática, sua autonomia para expressividade foi autêntica, de modo que valorizou suas vivências corporais que esta fase proporciona. Palavras- chaves: autonomia expressiva; adolescente; dança; educação somática; escola. |
Zusammenfassung: | This work aimed to investigate the somatic education in dance for an autonomy of expressiveness of adolescent students between 12 and 13 years of public education. Thinking about this stage of human development: How can the somatic approach to dance contribute to the expressive autonomy of the adolescent student and what are the changes inside and outside the school after this contact? In this sense, the research was developed in Manaus public school, having as theoretical reference, reflections about dance in the school environment, about the somatic approaches and the adolescent student in relation to their corporal experiences to the school and family environment. It was characterized by a qualitative approach research, as for the exploratory research and field research purposes, and it used the experimental research with the participants. Therefore, it is concluded that the student, when in contact with the somatic dance, his autonomy for expressiveness was authentic, so that he valued his body experiences that this phase provides. Keywords: expressive autonomy; adolescent; dance; somatic education; school. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2513 |
Enthalten in den Sammlungen: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Dateien zu dieser Ressource:
Datei | Beschreibung | Größe | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação somática na dança - por uma autonomia da expressividade de alunos do ensino publico.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | Öffnen/Anzeigen |
Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons